Beethoven (1770 – 1827): Sonatas para violino e piano ‘Primavera’ e ‘Kreutzer’ – Maxim Vengerov (Violino) ֎

Kreutzer ou Primavera?
  • De qual sonata você gosta mais, da Kreutzer ou da Primavera?

Era assim que se começava uma interminável discussão.

  • Eu gosto mais da Kreutzer por ser mais intensa, mais viril!
  • Ah, mas a Primavera é muito mais melódica, mas cativante…

E assim seguíamos debatendo e falando dos intérpretes e tal. Eu ouvi primeiro a Kreutzer, em um disco com o lendário Heifetz, de capa monocolor. Eu era essencialmente adolescente e aquilo causou uma impressão enorme em mim, especialmente o último e arrebatador movimento. Depois ouvi a Primavera com a dupla Menuhin e Kempff. Acho que eles vão melhor na Primavera. E assim seguia alternando, ora essa, ora aquela sonata.

Esse disco é uma reunião de gravações feitas entre 1991 e 1992, com diferentes pianistas e lançadas originalmente diferentes discos, com sonatas de outros compositores. Assim, é muito conveniente tê-las aqui num só pacote.

O violinista Maxim Vengerov era bem jovem, mas já um excelente intérprete. Acho que ele consegue combinar as características necessária para as demandas das duas sonatas do genioso e genial Ludovico. Isso é ótimo pois certamente vai continuar acirrando o debate: diga-me lá, de qual das sonatas você gostou mais?

 

 

Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)

Violin Sonata No. 5 In F Major, Op. 24 ‘Spring’
  1. I Allegro
  2. II Adagio Molto Espressivo
  3. III Scherzo – Allegro Molto
  4. IV Rondo – Allegro, Ma Non Troppo
Violin Sonata No. 9 In A Major, Op. 47 ‘Kreutzer’
  1. I Adagio Sostenuto – Presto
  2. II Andante Con Variazioni
  3. III Finale – Presto

Maxim Vengerov, violino

Itamar Golan, piano (1-4)

Alexander Markovich (5-7)

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 140 MB

M Vengerov

Opinião do Chat PQP sobre as interpretações do jovem e impetuoso Maxim Vengerov das sonatas do Ludovico: Reviews of Maxim Vengerov’s performances of Beethoven’s violin sonatas, particularly the “Kreutzer” Sonata, consistently highlight his virtuosity, musicality, and the “mesmerizing purity of sound” he achieves, with critics praising his ability to navigate both the technical and lyrical aspects of the music. 

Aproveite!

René Denon

 

5 comments / Add your comment below

          1. como toda provocação inspiradora feita entre confrades da música…
            abração, HF!
            taí o desafio: quais são os últimos discos que você ouviu?
            os meus: Tchai #6 – Oslo PO & Mariss Jansons; Tosca de Puccini – lançamento da DG; Mahler – Knabenwunderhorn – Gens/Vignoles; Brandenburgos 4-6 – La Petite Bande; Música de câmara com clarinete de Brahms – Laura Ruiz Ferreres.

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