Darius Milhaud (1892-1974): La création du monde / Le boeuf sur le toit / Suite provençale / L’Homme et son desir (Casadesus, Lille National Orchestra)

Conheço e gosto de jazz. Não tanto quanto em outros tempos. Pois apreciava o gênero nos bares, com amigos e boas mulheres, com muita bebida e fumaça… Depois que esta bendita fase passou, sentar numa poltrona de vovô, com suco de laranja e canudo, está cada vez menos atraente, principalmente para a audição do bebop e suas ramificações. No entanto ainda aprecio muito o Jazz um pouco menos requintado, aquele anterior a formação camerística, das grandes orquestras e de maior alegria.

Dessa fase interessante do Jazz, o compositor francês Milhaud, nos anos de 1920, encontrou nos clubs noturnos do Harlem fonte riquíssima para sua mais importante e celebrada composição, La création de monde. Esta obra vai além do Ebony Concerto de Stravinsky na mistura desses dois mundos. Pois na obra pós-classicista do russo, só em poucos momentos, a música parece tangenciar o Jazz, já na Création do francês há núcleos de puro Jazz e alegria, como se a orquestra clássica fosse invadida por um grupo de arruaceiros que dão sentido a uma das mais tristes e tocantes aberturas da música clássica.

Depois dessa fascinante obra, encontramos Milhaud respirando o Brasil no seu Le bouef sur le toit. Essa música brasileiríssima dos maxixes do começo de século XX é um rondó dividido em 12 seções, cujos temas serão facilmente reconhecidos pelos ouvintes de outras épocas, de João Pernambuco, Catulo da Paixão Cearense… Aliás quanto perdemos com a “sofisticação” da música popular brasileira. Nos 50 anos de Bossa Nova, o melhor resumo que encontrei para definir o que ela significa foi enviado por um primo por e-mail. Vejam se há melhor resumo da MPB do que esse ?

A gravação é excepcional (melhor que Bernstein) e as duas outras obras do disco que não comentei são também dignas de estarem aqui.

Darius Milhaud (1892 -1974): La création du monde / Le boeuf sur le toit / Suite provençale / L’Homme et son desir (Casadesus, Lille National Orchestra)

La Creation du monde, Op. 81
1 La Creation du monde, Op. 81 16:49

Le Boeuf sur le toit, Op. 58
2 Le Boeuf sur le toit, Op. 58 15:14

Suite provençale, Op. 152d
3 I. Anime 01:53
4 II. Tres modéré 01:33
5 III. Modéré 01:51
6 IV. Vif 01:08
7 V. Modéré 01:57
8 VI. Vif 01:00
9 VII. Lent 02:07
10 VIII. Vif 03:46
Claudel, Paul – Lyricist

L’Homme et son desir, Op. 48
11 I. Scene I 01:27
12 II. Apparition de la Lune 01:01
13 III. L’Homme endormi et le fantome de la Femme morte 03:19
14 IV. L’Homme qui dort debout, oscillant comme dans un courant d’eau et comme sans aucun poids 00:44
15 V. Toutes les choses de la foret qui viennent voir l’Homme endormi 05:21
16 VI. Danse de la passion 03:15
17 VII. Reapparition del la Femme qui entraine l’Homme peu a peu en tournant lentement devant lui sur elle-meme 03:51
18 VIII. La lune I a disparu la premiere, la lune II disparait a son tour… 01:10

Bernard Deletre
Tomoko Makuuchi
Mathias Vidal
Jian Zhao
Lille National Orchestra
Jean-Claude Casadesus

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CDF

10 comments / Add your comment below

  1. Caro CDF
    Hermes e Renato(?) traduziram na caricatura a essência da dita música popular brasileira que chegar ao perfeito “precisa modular os pedais” para ser mais pseudo erudito.Achei uma ironia ótima de portuguesa que dizia para ser cantora da mpb era necessário declarar-se lésbica, dizer que andou com a guarda da Portela( Karl-Heinz Stockhausen nos resguarde)e outros chavões. Por que cantoras pops cantam iguais e de menos. Na UOl saiu um estudo que as pessoas que ouvem musica clássica e jazz são mais inteligentes com o perfil semelhantes aos metaleiros, enquanto quem só escuta o pop infelizmente anda com os chavões.
    dr cravinhos

  2. Há uns tempos atrás escutei uma obra orquestral curtinha, bem bulerca e muito interessante, um projeto do grupo de compositores franceses intitulado Le Six, era um trecho da obra Les Mariés de la Tour Eiffel. Será que alguém tem alguma coisa por aí?

    1. O boi no telhado é genial! São os Quadros de uma Exposição da música brasileira a beira da explosão, É um belo passeio bitonal pelas melodias quentes da época das klaxons, Pelo telefone, Chaplin em cena bombando, RagTimes, cara de musical americano, só que, todas musicas são de autores brasileiros, exceto o tema que introduz os “quadros”, que é do Milhaud, e parece um Fox-Trot, meio manco. Até o nome é brasileiro: “Boi no Telhado” > marchinha de carnaval de João Boiadeiro. Vale a pena imprimir as Crônicas Bovinas, do site da Daniella Thompson; uma análise de tudo que rola nessa obra – dá um belo livro. Fico imagino a peleja do Darius querendo tocar Brejeiro, Corta jaca, Maricota sai da chuva e se enrolando nas sincopas.… e no fim desenrolou com engenho e arte essa beleza que é que “Le Boeuf sur le toit”. Aproveito e indico “O boi no telhado”, livro de Manoel Aranha Corrêa do Lago; aí o passeio é completo. Abraço.

  3. o resumo da mpb com o link para o youtube está direcionando com o aviso: conta de usuário desativada. Fiquei curioso para ver o resumo da mpb mas tudo bem, parabéns pelo site!!! é minha referencia em musica erudita e sempre recomendo.

    1. Rapaz, vim para escrever exatamente isso e percebo que há 15 anos essa dúvida do vídeo permanece… Ou seja: invoco nosso indefectível Unha Negra para solicitar, se possível, esse vídeo.

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