F. J. Haydn (1732-1809): Concertos para Violoncelo (Perényi, Rolla)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Eu prometo não fazer nenhuma piada de quinta série com o nome do regente até o final, tá? Neste disco maravilhoso, o cellista Miklós Perényi evita qualquer coisa que possa ser considerada virtuosística ou teatral, ele escolhe corretamente  se concentrar no lirismo terno de Haydn, acoplado à forma silenciosa de paixão que é a marca registrada do compositor. Também o papel que János Rolla e a Franz Liszt Chamber Orchestra cumpre são fundamentais, fornecendo apoio ao solista. Novamente, não há nada chamativo ou individualista – apenas um suporte sólido para as linhas e motivos de Haydn. Eles são todos capturados em bom som. Eles decidiram que fariam um Haydn perfeito e o fizeram. Aliás, esse Perényi é um monstro! Trata-se de um CD para ser ouvido, reouvido, triouvido, tetraouvido… Prossigam vocês.

F. J. Haydn (1732-1809): Concertos para Violoncelo (Perényi, Rolla)

Cello Concerto No. 1 In C Major
1 Moderato 9:26
2 Adagio 8:48
3 Allegro Molto 6:20

Cello Concerto No. 2 In D Major
4 Allegro Moderato 14:43
5 Adagio 6:04
6 Allegro 5:04

Cello – Miklós Perényi
Conductor – János Rolla
Orchestra – Franz Liszt Chamber Orchestra

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Miklós Perenyi

PQP

4 comments / Add your comment below

  1. Falando no papa, ouvi recentemente o primeiro volume dos trios completos pelo Trio Gaspard e me emocionei (o 32 é de chorar mesmo). Acho que vale uma entrada no blog!

  2. Meu amigo, só por causa do texto, baixando já… Convencido de que essas obras maravilhosas só soariam bem com execuções historicamente dirigidas (Coin, Wispelwey), desfiz meu preconceito ao ler o que você escreveu: obrigado!

  3. Mr. Perenyi fez um trabalho grandioso nesse disco. O concerto número 2 tem uma das melhores interpretações que já ouvi. Parece que o maior problema desse disco é o fato dele acabar.
    Obrigado pela postagem.

  4. Perenyi sempre incrível. Vale lembrar do vídeo dele tocando a Arpeggione com o Andras Schiff (fácil de achar no YouTube). Simplesmente definitivo.

Deixe um comentário