IM-PER-DÍ-VEL !!!
Esta é uma gravação absolutamente notável do Trio Wanderer, na época desta gravação (ano 2000) um grupo de três jovens franceses que começavam a repetir a competência e o sucesso dos veteranos do Beaux Arts. Outro destaque extraordinário é a qualidade do som do CD áudio original. Pelos intérpretes e pela qualidade da música, vale o investimento. Além de gênio absoluto, poucos compositores deixam os musicólogos mais felizes. Sua obra é a maior confusão. Schubert deixou uma montanha de manuscritos incompletos por razões ignoradas. Começava trabalhos e deixava-os pela metade; finalizava trabalhos e não apresentava em publicava. Por exemplo, a Sinfonia Nº 8 é a Inacabada, mas a Nº 9 está completa. Nestes belíssimos trios, há o detalhe de Schubert ter escrito primeiro o Nº 2 e depois o Nº 1; além disto, há dois movimentos avulsos que fariam parte de futuros trios nunca compostos. Um deles, o Noturno que está no primeiro CD, é música de primeiríssima linha que devia estar esperando companhia musical adequada… A interpretação do Wanderer é antológica, com destaque para o famoso Andante con Moto do Trio Nº 2. E para todo o resto…
A não perder!
Franz Schubert (1797-1828): Os Trios Completos (Trio Wanderer)
Piano Trio No. 1 Op. 99 D.898 In B Flat Major
1-1 Allegro Moderato 15:02
1-2 Andante Un Poco Mosso 9:47
1-3 Scherzo (Allegro) 6:36
1-4 Rondo (Allegro Vivace) 8:57
1-5 Notturno In E Flat Major D.897 8:53
Piano Trio No. 2 Op. 100 D.929 In E Flat Major
2-1 Allegro 12:14
2-2 Andante Con Moto 9:42
2-3 Scherzando (Allegro Moderato) 6:44
2-4 Allegro Moderato 13:20
2-5 Sonatensatz In B Flat Major D.28 (Allegro) 7:22
Trio Wanderer:
Cello – Raphaël Pidoux
Piano – Vincent Coq
Violin – Jean-Marc Phillips-Varjabédian
PQP
Caríssimo PQP, Você se antecipou dessa vez, pois uma de minhas próximas contribuições seriam estes mesmos trios, mas na interpretração do Beaux Arts. Um sopro de vitalidade e de sangue jovem sempre é bem vindo. Não conheço essa gravação, mas deve ser imperdível… vou ouvi-la com atenção. Abraços, FDPBach.
PQP Bach, o andante q referiu, ezperimente ouvi-lo pelo Sttutgard Trio:P. Abraço
sgc, minha amiga. Vou ouvir o Stuttgart. Sei de tua predileção por Schubert e esperava teu comentário, claro!Abraço.
PQP Bach,Enganei-me…para o Trio D.898,a versão mto boa é de Pennetier, Pasquier e Pidoux…Para o “andante con moto” do trio )op.929 é q é o stuttgard trio!Queira desculpar-me!Abraço!
Caro PQP,
coisa engraçada… eu sempre tive um inexplicável pequeno preconceito com a música de Schubert e, na verdade, nunca dei muita atenção pra maioria das peças que já ouvi dele (exceção feita a algumas sinfonias e ao Erlkonig), mas essa semana ouvi comentários tão fervorosos e apaixonados sobre esses trios que decidi ouvir, vamos ver no que é que dá. Muito Obrigado pela postagem!
Disco fabuloso!
Muito obrigado, PQP!