Gustav Mahler (1860-1911): A Canção da Terra (arranjo de Schoenberg e Riehn)

Meus amigos, Mahler escreveu uma redução de A Canção da Terra (Das Lied von der Erde) para piano e voz… Quem conhece a obra sabe que não pode ter ficado grande coisa, claro, mas estas reduções eram uma prática comum numa época em que havia frequentes saraus musicais. Por incrível que pareça, Shostakovich também fazia versões para piano de suas sinfonias. Pois bem, Arnold Schoenberg adorava Das Lied von der Erde e resolveu fazer um arranjo para pequeno grupo que estivesse mais próximo da grandiosidade do original. São 15 instrumentos, dentre os quais um piano — principalmente para “simular” os tutti — e duas vozes.

Philippe Herreweghe, que não é trouxa e conhece a capacidade de Schoenberg para reearranjar peças de outros (conhecem seus trabalhos orquestrais sobre peças para órgão de Bach e quartetos de Brahms e Schubert? Pois deviam!) resolveu gravar a versão em 1994 para a Harmonia Mundi.

A informação que tenho dos quinze instrumentistas foi retirada do CD que possuo. Nele não há a relação deles. Agora li um comentário de que seriam nove: flauta, clarinete, dois violinos, viola, cello, baixo, piano e harmônica. Deixo a pesquisa para vocês, OK?

A interpretação de Herreweghe e seus músicos é para deixar qualquer um pasmo. É uma coisa de louco este CD.

Texto da Canção da Terra com traduções e análises: AQUI. Basta clicar no cabeçalho, cada imagem representa um dos movimentos.

Recomendo para todos! Imperdível para mahlerianos!

Gustav Mahler (1860-1911): A Canção da Terra (arranjo de Schoenberg e Riehn)

1. I. Das Trinklied vom Jammer der Erde – 8:13
2. II. Der Einsame im Herbst – 9:25
3. III. Von der Jugend – 3:50
4. IV. Von der Schönheit – 7:30
5. V. Der Trunkene im Frühling – 4:47
6. VI. Der Abschied – 28:55

Alto Vocals – Birgit Remmert
Composed By – Gustav Mahler
Conductor – Philippe Herreweghe
Ensemble – Ensemble Musique Oblique
Instrumentation By – Arnold Schoenberg, Rainer Riehn
Tenor Vocals – Hans Peter Blochwitz

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Mahler trabalhando no jardim

PQP

10 comments / Add your comment below

  1. PQP
    Com o arranjo de Schoenberg posso escutar o meu Mahler sem sentir remosos de ouvir um falso compositor.É lindo arranjo.Schoenberg é um gênio.
    dr cravinhos

  2. PQP,

    A Osesp apresentou esse arranjo em 2007. Vou reproduzir a formação descrita no programa:

    “Flauta (=piccolo), oboé (=corne-inglês), clarinete (=requinta e clarinete baixo), fagote, trompa, piano, harmônio, celesta, glockenspiel, triângulo, pratos, tam-tam, pandeiro, caixa, bombo, quinteto de cordas.”

  3. Seria possivel reativar o “link”? Muito antigo talvez?
    Obrigado e bravo, bravo & bravo por todos esses “Mahler”. Teria em sua coleção algo com a mezzo-soprano Janet Baker??

  4. É como o Leonard Bernstein dizia numa das suas emissões, a propósito desta obra de Mahler: quando acabamos de ouvir os cerca de trinta minutos do sexto andamento (O Adeus), só apetece mesmo sentar-nos a um canto qualquer e definhar. Desculpe a insistência, é que me comovo demais com esta música. Obrigado mais uma vez.

Deixe um comentário