Bach (1685-1750): Matthäus-Passion (Paixão segundo Mateus) – Solistas, Thomanerchor Leipzig, Tölzer Knabenchor, Gewandhausorchester Leipzig – Riccardo Chailly ֍

BACH

Paixão segundo Mateus

Thomanerchor Leipzig

Gewandhausorchester Leipzig

Riccardo Chailly

 

Mais uma vez temos a oportunidade de propriamente ouvir a apaixonante obra prima do padroeiro do blog, a Paixão segundo Mateus. Longe vão os dias nos quais dispúnhamos apenas dos LPs da Abril Cultural com trechos da gravação de Eugen Jochum. Agora, com os muitos CDs coletados ao longo de décadas, com os arquivos musicais mais as plataformas de streaming, fico atarantado com a imensa possibilidade de escolha.

As dores do mundo persistem…

Eu costumo ouvir essa obra nesses dias, por gosto da música, mas também como uma maneira de me elevar espiritualmente, se me permitem. Dito ainda de outra forma, de fazer um esforço para me distanciar das coisas terrenas, que são importantes, mas que têm a terrível tendência de nublar nossa perspectiva de buscar algo mais perene, mais etéreo e mais elevado. Nada como arte, em todas as suas formas, musical, plástica, em palavras, para nos colocar a caminho dessa busca de algo mais divino do que apenas humano.

Além disso, essa grande obra que retrata a redenção, o perdão, a esperança, obtidas de um sobre-humano sacrifício, me faz refletir nas grandes dores pelas quais passam hoje tantos de nossos semelhantes. Vários conflitos, plenos de injustiça, desamor e desrespeito, estão indo e vindo no noticiário, alguns temerosamente perto de nós mesmos.

Mas como o papel do blog é chamar sua atenção para a música, aqui está ela, mais uma gravação da Paixão do Outro Evangelista, aquele que nasceu em 1685…

Aqui o ótimo maestro Ricardo Chailly dirige um conjunto espetacular, com imensa tradição. A orquestra e os coros são de Leipzig, lugar no qual o grande compositor passou seus últimos anos, de 1723 até 1750. Claro que a abordagem é tradicional, nada de instrumentos de época, mas algumas lições do movimento HIP aparecem, especialmente no andamento geral da música.

Eu não consigo deixar de me emocionar naqueles momentos cruciais, que sempre demandam um disfarçado levar de mãos e dedos as olhos…

O coro de abertura, aqui tocado com mais energia do que com doloridas notas. As árias Buss und Reu, para contralto, e Blute nur, du liebes Herz!, para soprano, são de ouvir com lencinhos nas mãos. No outro disco há a sublime Erbame dich, mein Gott, com violino obligato, para contralto e a ária Aus Liebe will mein Heiland sterben, para soprano.

A ária Erbame dich é realmente muito especial. Yehudi Menuhin amava esta peça e há algumas gravações com ele acompanhando a cantora da ocasião disponíveis no Youtube. Eu gosto de algumas dessas gravações avulsas, como essa e essa aqui .

Há também alguns momentos nos recitativos que são espetaculares e que desaguam em belíssimos corais ou árias. Como exemplo temos a cena da última ceia, o momento que a turba opta por Barrabás e o momento que na cruz, Jesus clama pelo Pai – Eli, Eli, lemá sabactâni. Mas não vou ficar aqui a dar spoilers, vá logo ouvir a música.

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Paixão segundo Mateus

Johannes Chum, tenor [Evangelista]

Hanno Müller-Brachmann, baixo [Cristo]:

Christina Landshamer, soprano

Marie-Claude Chappuis, mezzo-soprano

Maximilian Schmitt, tenor

Thomas Quasthoff, barítono

Klaus Häger, baixo [Pilatos, Pedro, Judas]

Thomanerchor Leipzig

Tölzer Knabenchor

Gewandhausorchester Leipzig

Riccardo Chailly

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 408 MB

Espero que a postagem lhe dê uma oportunidade de, ao ouvir a divina música do Sr. João Sebastião Ribeiro, refletir sobre coisas mais elevadas.

Aproveite!

René Denon

2 comments / Add your comment below

Deixe um comentário