Iánnis Xenákis (1922-2001): Anaktoria · Morsima-Amorsima · Oophaa · Charisma · Mists · Mikka / Mikka «S» (Octuor De Paris)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Eu gosto de Xenákis. Ele faz com que nossa sensibilidade se expanda para regiões desconhecidas. E boas. Iánnis Xenákis foi um engenheiro, arquiteto, teórico musical e compositor grego, naturalizado francês. É considerado como um dos mais influentes compositores do século XX. Como arquiteto, Xenakis é conhecido principalmente por seu trabalho junto a  Le Corbusier. Os dois trabalharam juntos na construção da Sainte Marie de La Tourette. Já o Pavilhão Philips na Expo 58 foi concebido exclusivamente por Xenákis. Apaixonado pela antiguidade grega, “nascido com vinte e cinco séculos de atraso”, Xenakis foi um criador da vanguarda mais radical. Compositor, arquiteto, engenheiro, entusiasta da matemática e da informática, foi pioneiro em vários domínios, como a música eletroacústica ou a computação musical. Os seus espetáculos de luz e som conquistaram um vasto público e a vitalidade de sua obra, composta por quase 150 peças, jamais desvaneceu.Pondo em causa os princípios dos movimentos mais importantes da música do pós-guerra, Xenakis inventou uma grande parte das técnicas composicionais que caracterizam a segunda metade do século XX. Autor de um método de composição baseado na matemática e na representação gráfica da notação musical, Xenakis revolucionou a noção de som musical, estando o seu conceito de massas sonoras na origem de timbres inauditos.

Nascido na Roménia de pais gregos, sua família retornou para a Grécia quando tinha dez anos. Lá estudou engenharia em Atenas. Os estudos foram interrompidos pela ocupação nazista. Participou na resistência grega na Segunda Guerra Mundial e na primeira fase da Guerra Civil Grega como membro da companhia de estudantes Lord Byron do Exército de Libertação do Povo Grego. Em Janeiro de 1945, foi ferido por um obus, perdendo um olho, o que lhe desfigurou parte do rosto. Em 1946 finalizou os estudos de engenharia, mas foi perseguido e condenado à morte devido ao seu ativismo político, fugindo para França em 1947. Estabelecido em Paris, em 1948 ingressou no estúdio do famoso arquiteto Le Corbusier, como engenheiro calculista. Em 1956, publicou sua teoria da música estocástica, baseada na teoria dos jogos de John von Neumann, entre outras fontes. Seu livro “Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition” é considerado como um dos mais importantes trabalhos teóricos sobre música do século passado.

Iannis Xenakis (1922-2001): Anaktoria · Morsima-Amorsima · Oophaa · Charisma · Mists · Mikka / Mikka «S» (Octuor De Paris)

1 Anaktoria
Ensemble – Octuor De Paris*
13:07

2 Oophaa
Harpsichord [Clavecin] – Elisabeth Chojnacka
Percussion – Sylvio Gualda
12:23

3 Charisma
Cello – Pierre Strauch
Clarinet – Alain Damiens
4:11

4 Mists
Piano – Claude Helffer
12:00

5 Mikka / Mikka «S»
Violin – Maryvonne Le Dizès*
6:22

6 Morsima-Amorsima
Ensemble – Membres De L’Octuor De Paris*
Piano – Jacqueline Méfano
10:48

“Anaktoria” for 2 violins, viola, cello, double bass, clarinet, horn and bassoon, composed in 1969.
“Oophaa” for harpsichord and percussion, composed in 1989.
“Charisma” for clarinet and cello, composed in 1971.
“Mists” for piano, composed in 1981.
“Mikka” and “Mikka «S»” for solo violin composed in 1972 & 1975.
“Morsima-Amorsima” for violin, cello, double bass and piano, composed in 1956-62.

Tracks 1, 6 recorded in 1972. Tracks 2, 3 recorded in 1990. Track 4 recorded in 1985. Track 5 recorded in 1984.
Tracks 2, 3, 4: Radio France recordings.

Tracks 1 to 5 published by Salabert, track 6 published by Boosey.

Durée totale: 59’10

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Iánnis Xenákis

PQP

1 comment / Add your comment below

  1. Este blog faz uma contribuição enorme para a cultura!

    Mas não consigo fazer o download deste ficheiro, pois o anti-virus apaga o ficheiro…

    Obrigado.

Deixe um comentário