Jordi Savall (1941): Lachrimae Caravaggio

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Este CD realmente EXCELENTE tem uma curiosa origem. Ele é o resultado de uma exposição de pinturas de Caravaggio, em Barcelona, no Museu de Arte da Catalunha. A maioria da música é composta ou improvisada por Jordi Savall e o XXI Hesperion sobre peças de Gesualdo, Monteverdi e Trabaci. Há também peças incluem a voz sem palavras de Ferran Savall que são cheias de sensibilidade. Enquanto ouvia a música, ficou claro que esta é perfeita para acompanhar as pinturas de Caravaggio.

Explicando melhor: o disco é uma notável coleção de improvisações sobre obras de Monteverdi, Gesualdo, Trabaci e outros músicos barrocos. O disco NÃO É uma compilação de peças específicas do barroco, apesar de seguir-lhes o estilo. Aqui e ali há toques de modernidade. Este ponto é importante para recriar, em música, o jogo de luzes e sombras presentes no trabalho e na vida de Caravaggio, tópico lembrado e explorado no ensaio de Fernandez incluído no álbum. É um trabalho belíssimo de Savall e turma.

Jordi Savall, Dominique Fernandez: Lachrimae Caravaggio

1. Cantus Caravaggio I
2. 1. Lachrimae Tristes
3. Deploratio I
4. Planetus Caravaggio I
5. Extasis
6. Fantasia (D’apres Geualdo)
7. 2. Lachrimae Invocantis
8. Sinfoinia Di Guerra (D’apres Monteverdi)
9. Pugna & Damnatio
10. Imploratio
11. Deploratio II
12. Concentus (D’apres Rossi)
13. 3. Lachrimae Dolcissima
14. Durezze E Ligature (D’apres Trabaci)
15. Medley: Passacaglia/Umbrae
16. Medley: Cantus Caravaggio II/O Lux
17. 4. Lachrimae Amara
18. Transitio
19. Medley: Passacaglia/Libertas
20. 5. Lachrimae Dolente
21. Deploratio III
22. Consonanze Stravaganti (D’apres Trabaci)
23. Medley: Cantus Caravaggio III/Extempore
24. 6. Lachrimae Gementes
25. Spiritum Morientis
26. Liberatio
27. Deploratio IV
28. 7. Lachrimae Exultantes
29. Planctus Caravaggio II
30. Medley: Cantus Caravaggio IV/In Memoriam

Jordi Savall
Ferran Savall
Le Concert des Nations
Hesperion XXI

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Caravaggio, São Jerônimo (1600)
Caravaggio, São Jerônimo (1600)

PQP

10 comments / Add your comment below

  1. fantástico cd,lágrimas exultantes,por cierto,amigo,por ventura,¿puedes reponer PianoConcerto del polaco Kilar,en tu blog divino? gracias!!

  2. Sem meias palavras, esse deve ser um dos álbuns mais interessantes já postados aqui. Sempre gostei de pintura (afinal, é arte), e se tem um tipo de pintura que eu gosto são as renascentistas. Devo admitir que não sou profundo conhecedor da história da pintura, mas o Renascentismo deve ter sido a “era de ouro” da pintura. As pinturas de Caravaggio, de Leonardo da Vinci, Michelangelo… têm uma perfeição incrível. Já a pintura moderna, daquelas abstratas, dessas daí já não sou muito fã, não, embora também seja interessante. Mas nunca pensei na proposta desse CD. Ótima postagem, PQP.

  3. Caro PQP faz alguns anos que acompanho o trabalho hercúleo que fazem neste site, já baixei alguns gigas de boa música, sou um fã do Tio Jordi, conhecí ele lá na tenra idade quando assisti a mando de um professor de música o filme “Todas as manhãs do mundo” onde o grupo de Savall interpretava a “Marcha para a cerimônia dos Turcos”, foi quando me aficcionei por musica medieval e renascentista e tornei-me um fã desse catalão. Espero que poste mais trabalhos dele e de sua trupe, pois são muitos e na grande maioria acima da média.

  4. Muy bello disco, pero muy por abajo de las originales. Me gusta más de Savall las Lachrymae or Seven Teares de Dowland. Excelente como siempre su blog, una abrazo desde México.

Deixe um comentário