Alfred Schnittke (1934-1998): (K)ein Sommernachtstraum / Cello Concerto No. 2 (Ivashkin, Russian State Symphony Orch, Polyansky)

O concerto de Schnittke (1990) é triste e desolado. com bastante dissonância. A forma de tocar de Alexander Ivashkin é impressionante. Ele comanda um pesadelo inquietante com sons de arrepiar os cabelos. O violoncelo é imponente, até pela forma com que foi gravado. Eu preferiria ouvir mais a orquestra, especialmente porque ela está repleta de detalhes. A sepultura cavada é avassaladora e o amado cravo do compositor aparece aqui. A passacaglia final é o mais longo dos cinco movimentos e baseia-se num tema da sua música para o filme Agonia. É lindo e desesperado. Em suma, neste concerto, Schnittke vence fácil os escandinavos no jogo sombrio. Não adianta, este é o Schnittke pós-AVC de 1985, ele perdeu toda a muita alegria que tinha. Ele nos joga num redemoinho depressivo.

Na breve e divertida Sommernachtstraum (1985, antes do AVC), ele faz chover notas dissonantes. É um Mozart deslizando para frente e para trás no tempo, derretendo através de espelhos e perdido em algum circo enlouquecido do mundo interior de Schnittke. Impossível não rir disso. É hilário e deveria ser uma famosa peça de concerto se o conservadorismo e a falta de humor não grassassem tanto.

O elemento de dissonância é forte nestas obras, mas o sentido de melodia nunca está longe. Este CD é para ouvidos exigentes, prontos para desafios.

Alfred Schnittke (1934-1998): (K)ein Sommernachtstraum / Cello Concerto No. 2 (Ivashkin, Russian State Symphony Orch, Polyansky)

Cello Concerto No. 2 (42:00)
1 I Moderato – 3:20
2 II Allegro 9:34
3 III Lento – 8:26
4 IV Allegretto Mino – 4:34
5 V Grave 16:05

6 (K)ein Sommernachtstraum – (Not) A Midsummer Night’s Dream 10:37

Cello – Alexander Ivashkin
Composed By – Alfred Schnittke
Conductor – Valeri Polyansky
Orchestra – Russian State Symphony Orchestra

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

O homem que ficou triste.

PQP

Deixe um comentário