Brahms (1833 – 1897): The Schönberg Effect – Quartetos com Piano – Notos Quartett ֎

Johannes Brahms

Quarteto No. 1 Op. 25

Sinfonia No. 3 Op. 90

(Arr. A.N. Tarkmann)

Notos Quartett

 

Neste surpreendente disco é percorrido o caminho inverso do que vimos recentemente por aqui – uma orquestração do Quarteto para Piano e Cordas No. 1, com o festivo e impetuoso Presto alla zingarese final. Apresentados aqui, temos o tal Quarteto em sol menor op. 25, na sua versão original, e ao seu lado, um arranjo da Sinfonia No. 3 para a mesma formação – piano e cordas – feito pelo arranjador e compositor Andreas N. Tarkmann (nascido em 1956).

Andreas N Tarkmann

Arranjos de obras escritas originalmente para orquestra adaptadas para conjuntos menores ou mesmo para piano eram comuns na época anterior à música gravada, pois permitia que a música fosse apreciada ou por amadores ou mais facilmente executada. Há uma versão para trio com piano da Sinfonia No. 2 de Beethoven. Arnold Schoenberg arranjou a Canção da Terra, de Mahler, para um conjunto bem menor de instrumentos e, como você já deve saber, orquestrou o Quarteto No. 1.

Notos Quartett fotografado pela equipe de mídia do PQP Bach que é especializada em grupos de música pop…

A novidade aqui deve-se ao fato de que este arranjo da sinfonia de Brahms foi feito recentemente para o Notos Quartett pelo versátil e prolífico Andreas Tarkmann. A crítica do disco no The Guardian começa com a retórica pergunta: por que ouvir uma versão para um conjunto de câmara se há tantas gravações excelentes da versão para orquestra? Ao final chega-se à conclusão que é necessário realmente ouvir o disco para crer que o quarteto arranjado é tão bom quanto o escrito por Brahms. Como eu sempre gostei do Quarteto Cigano, ouvi o disco muitas vezes… e adorei. Vamos, dê uma chance ao jovem grupo musical e seu arranjador. Aposto uma cocada como você vai gostar. Depois me conte…

Johannes Brahms (1833 – 1897)

Quarteto com Piano No. 1 em sol menor, Op. 25

  1. Allegro
  2. Intermezzo. Allegro man non troppo
  3. Andante con moto
  4. Rondo alla Zingarese. Presto

Sinfonia No. 3 em fá maior, Op. 90

(Arranjo para Quarteto com Piano – A.N. Tarkmann)

  1. Allegro con brio
  2. Andante
  3. Poco allegretto
  4. Allegro

Notos Quartett

Sindri Ledere, violino

Andrea Burger, viola

Philip Graham, violoncelo

Antonia Köster, piano

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Deu a maior trabalheira levar esses espelhos todos até o bosque do PQP Bach…

Parte da crítica que pode ser lida na íntegra aqui: […] listen to what the Notos players do with the Piano Quartet No. 1. This is a stupendous performance, which entirely gets the point of Brahms’s youthful energy and ambition. Antonia Köster’s piano playing is suitably aristocratic without being overwhelming, the ensemble between her and the three string players is clean, detailed, delicate as required, and miraculously, elastically organic; Sindri Lederer’s violin tone is opulent and beautifully voiced; Andrea Burger’s viola playing is ideal for this sort of repertoire; and Philip Graham endows the cello part with rich lyricism. Together they have worked out the work’s accumulative strengths, and the result is breathtaking. I’m still reeling from the sheer power of the Andante’s middle section. Highly recommended.

[…] ouça o que os músicos do Notos fazem com o Quarteto de Piano No. 1. Esta é uma performance estupenda, que atinge inteiramente a energia e a ambição juvenil de Brahms. O piano de Antonia Köster é adequadamente aristocrático sem ser avassalador, o conjunto entre ela e os três tocadores de cordas é limpo, detalhado, delicado conforme necessário e, milagrosamente, elasticamente orgânico; O tom de violino de Sindri Lederer é opulento e lindamente dublado; A viola de Andrea Burger é ideal para esse tipo de repertório; e Philip Graham dota a parte do violoncelo de rico lirismo. Juntos, eles trabalharam os pontos fortes acumulados do trabalho e o resultado é de tirar o fôlego. Ainda estou me recuperando do poder absoluto da seção central do Andante. Altamente recomendado.

Aproveite!

René Denon

Beethoven (Arr. Mahler): Quarteto de Cordas, Op. 95 & Brahms (Orq. Schoenberg): Quarteto com Piano, Op. 25 – Wiener Philharmoniker & Christoph von Dohnányi ֍

Brahms / Schoenberg: Quarteto para Piano, Op. 25 (Arranjo para Orquestra de Arnold Schoenberg) (Comissiona)

2 comments / Add your comment below

  1. Brahms, ao lado de Dvorak e Borodin, beira o sagrado para mim. E isso é tão verdadeiro que vou ouvir, sem reclamar, um disco que reúne duas coisas que não me agradam: piano se “intrometendo” nos quartetos e gravações modernas (sim, eu sou chato para carvalho). No mais, um ótimo texto, como sempre. Vocês escrevem aqui de forma clara e informativa, sem parecerem soberbos. Show!

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