Edward Elgar (1857-1937): Cello Concerto in E Minor, op 85 / Samuel Barber (1910-1981): Cello Concerto, op 22 (Gastinel)

Comentei agora há pouco com PQPBach que ia trazer este CD da Gastinel tocando Elgar e Barber e ele comentou que não conhecia o Concerto para Violoncelo de Barber. Pois bem, caro PQP, aqui está o dito cujo.

Serei sincero neste primeiro momento: Anne Gastinel é uma excelente cellista, com uma excelente gravação das suítes de Bach, entre outros compositores, mas neste Concerto para Violoncelo de Elgar sinto faltar o impeto, e a paixão que Jacqueline Du Pré imprimiu em sua interpretação deste mesmo concerto. A comparação é inevitável, pois ambas foram crianças prodígios, com enorme talento, e já na adolescência ganhavam os principais prêmios concedidos aos intérpretes do instrumento.

Com relação ao concerto de Barber, confesso que conheço pouco essa obra, sem maiores referências para as devidas comparações. Mas digamos que no conjunto da obra, é um cd de primeira qualidade, ideal para ser ouvido numa tarde lamurienta de sábado, com uma garoa fina e chata caindo. De preferência, acompanhado de um bom livro.

Espero que apreciem.

Sir Edward Elgar (1857-1937) – Cello Concerto in E Minor, op 85 – Samuel Barber (1910-1981) – Cello Concerto, op 22 (Gastinel)

01. Elgar – Concerto for Cello in E minor, Op. 85 – I. Adagio-moderato
02. II. Lento-Alegro molto
03. III. Adagio
04. IV. Allegro

05. Barber – Concerto for Cello in E minor, Op. 85 – I. Allegro moderato
06. II. Andante sostenuto
07. III. Molto allegro e appassionato

Anne Gastinel – Cello
City of Birmingham Symphony Orchestra
Justin Brown – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

É uma pena, mas todos nós envelhecemos. Basta ver a capa do CD e esta. Mas és uma bela senhora Gastinel!

FDPBach

3 comments / Add your comment below

  1. Uma alternativa para o concerto de Barber é a gravação de Ralph Kirshbaum, com a Orquestra de Câmara Escocesa sob a regência de Jukka-Pekka Saraste.

Deixe um comentário