Bach (1685 – 1750): Algumas Partitas; Beethoven (1770 – 1827): Concerto para Piano No. 4 – Claudio Arrau, piano – OSRB & Leonard Bernstein ֎

Bach: Partitas 

Beethoven: Concerto para Piano No. 4

Claudio Arrau, piano

Orquestra da Rádio Bávara

Leonard Bernstein

Claudio Arrau (1903 – 1991)

(Homenagem pelos 120 Anos de Nascimento)

O olhar que ele me lançou quando cheguei (atrasado) para a entrevista com o pessoal do PQP Bach

Esta postagem é uma homenagem a Claudio Arrau, que nasceu há 120 anos, no dia 7 de fevereiro de 1903. Entre os muitos espetaculares pianistas do século passado, Claudio Arrau destaca-se pela maneira como colocou totalmente à disposição da música toda sua imensa habilidade, todo seu virtuosismo. Era possuidor de uma técnica monumental que nunca usava para exibir-se, uma memória extraordinária, que lhe permitiu apresentar obras completas de grandes mestres em poucos recitais, concentrados em curtos períodos.

Mesmo assim era modesto e preocupava-se constantemente em aprimorar sua arte. Particularmente reveladora é a história contada por Alain Lompech, jornalista e crítico de música francês. Arrau, já com quase 90 anos, visitava Paris e pediu a Lompech que arranjasse um encontro com o pianista Vlado Perlemuter. Arrau deveria gravar a suíte Miroir, de Ravel, e gostaria de tocá-la para Perlemuter e trabalhar um pouco com ele, pois ouvira a sua interpretação dessa obra em Londres e ficara muitíssimo impressionado.

Fantasiado de Mandrake

Claudio Arrau deixou um imenso legado de gravações e para nossa sorte, muitas em excelente qualidade, como as que fez para a Philips. Essa quantidade de opções na verdade tornou minha tarefa de escolher algo representativo, porém não tão óbvio (como as muitas peças de Liszt e Chopin) relativamente difícil.

A minha primeira escolha caiu nos dois primeiros discos de uma coleção lançada pela Philips, chamada ‘The Final Sessions’. Com o advento da tecnologia digital, a gravadora estava fazendo novas gravações com o pianista, escolhendo peças de seu vasto repertório. Essa particular coleção reuniu o que se imagina que foram seus últimos esforços. Nela temos quatro das seis Partitas que Bach escreveu para teclado, mais peças de Beethoven, Schubert e Debussy. Escolhi as peças de Bach por serem as que tenho visto com menos frequência entre as suas gravações disponíveis. Além disso, há notícias de que na década de 1930 ele teria tocado em 12 concertos toda a obra para teclado de Bach.

A cara que ele fez quando tocamos na história do Glenn Gould…

Arrau foi também um intérprete por excelência da obra para piano de Beethoven, com destaque especial para o Concerto para piano No. 4. Há duas gravações em estúdio, para a Philips, de todos os concertos para piano de Beethoven, mas pensando neste momento especial, escolhi uma gravação feita ao vivo, no Deutsches Museum, em Munique, em 1976. Nesta gravação, Arrau foi acompanhado pela Orquestra da Rádio Bávara, regida por Leonard Bernstein. Além do concerto, o disco trás em sua primeira faixa a Abertura Leonora No. 3. Esta gravação já estava comigo há algum tempo, recebida que foi do generoso e sempre solícito Conde Vassily…

Como Claudio Arrau quase se tornou Glenn Gould!

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

CD1

Partita No. 2 em dó menor, BWV826

  1. Sinfonia (Grave adagio – Andante)
  2. Allemande
  3. Courante
  4. Sarabande
  5. Rondeaux
  6. Capriccio

Partita No. 1 em si bemol maior, BWV825

  1. Praeludium
  2. Allemande
  3. Corrente
  4. Sarabande
  5. Menuet I & II
  6. Giga

CD2

Partita No. 5 em sol maior, BWV829

  1. Praeambulum
  2. Allemande
  3. Corrente
  4. Sarabande
  5. Tempo di minuetto
  6. Passepied
  7. Gigue

Partita No. 3 em lá maior, BWV827

  1. Fantasia
  2. Allemande
  3. Corrente
  4. Sarabande
  5. Burlesca
  6. Scherzo
  7. Gigue

Claudio Arrau, piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 257 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 211 MB

Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)

Abertura ‘Leonora No. 3’, op. 72a

  1. Abertura

Concerto para Piano No. 4 em sol maior, Op. 58

  1. Allegro moderato – Cadenza: Ludwig van Beethoven
  2. Andante con moto
  3. Rondo (Vivace) – Cadenza: Ludwig van Beethoven

Claudio Arrau, piano

Symphonie-Orchester des Bayerischen Rundfunks

Leonard Bernstein

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 200 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 116 MB

Lenny até deixou a barba crescer para a ocasião

 

2 comments / Add your comment below

Deixe um comentário