Vladimir Martynov (1946): Music Of Vladimir Martynov (Kronos Quartet)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Talvez você já tenho ouvido com enorme prazer a música de Martynov e nem se deu conta. É dele parte da trilha sonora do notável filme A Grande Beleza, Oscar de filme estrangeiro de 2014. Lembram do passeio pelo Tibre durante os créditos finais? Bem, anos antes do filme, o Kronos solicitou ao autor que transcrevesse um de seus corais para quarteto de cordas. Martynov aceitou e o Kronos gravou a nova versão. É a obra que foi utilizada no filme. Ela se chama As Beatitudes. E, bem, na verdade o Quarteto Kronos encomendou todas estas obras ao compositor russo. As Beatitudes é fundamentalmente tonal, reiterando e distorcendo constantemente um belo tema. Em Schubert-Quintet (Unfinished) é o movimento lento do Quinteto de Cordas de Schubert que serve de modelo subjacente para ambas partes da obra, cada uma com mais de dez minutos de duração. No primeiro movimento, uma declaração de abertura robusta é comentada pelo violoncelo e violinos. O segundo faz quase a mesma coisa, mas é mais suave e introspectivo. O Kronos Quartet toca com um fraseado lindamente discreto. Der Abschied é o memorial de Martynov a seu pai. Ele abre com uma sucessão aparentemente interminável de acordes dissonantes e caminhantes e dá lugar, por fim, ao Abschied de Mahler de Das Lied von der Erde. É tocada de maneira linda e comovente.

Talvez a gente possa chamar Martynov de minimalista, mas esqueça o minimalismo feérico dos norte-americanos. Aqui é tudo paz, profundidade e emoção.

Vladimir Martynov (1946): Music Of Vladimir Martynov (Kronos Quartet)

1 The Beatitudes 5:24

Schubert-Quintet (Unfinished) (23:22)
2 Movement I 12:02
3 Movement II 11:20

4 Der Abschied 39:57

Cello – Jeffrey Zeigler
Viola – Hank Dutt
Violin – David Harrington, John Sherba

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Vladimir Martynov: um minimalismo diferente

PQP

7 comments / Add your comment below

    1. Dear Max,

      Sometimes we upload on flac but not always because our time and storage space are limited. Some of the bloggers here have a quite busy routine and, as we say, “don’t inspect the teeth of a given horse”

Deixe um comentário