Padre Antonio Soler (1729-1783): Concertos para dois órgãos (Hurford, Trotter)

Peças únicas no repertório para órgão, esses concertos de Soler nunca soaram tão deliciosamente saborosos quanto nessa gravação nos dois órgãos da Catedral de Salamanca. Construídos no século 18, esses órgãos têm timbres realmente muito típicos daquele século e daquela região do mundo.

Antonio Soler nasceu na Catalunha, foi ordenado padre aos 23 anos em 1752 e se mudou para o Monasterio de San Lorenzo del Escorial, próximo a Madri, onde se tornou um pupilo do velho Domenico Scarlatti até a morte deste em 1757. Scarlatti provavelmente teve um surto de criatividade na velhice, compondo centenas de suas curtas sonatas em seus últimos anos de vida, com Soler ajudando como copista… as datas são incertas, assim como as das sonatas de Soler, que de certa forma têm as do italiano como modelo.

Além de compor essas sonatas, Soler compôs missas e dezenas de villancicos – música vocal não litúrgica, tradicional na Espanha. Anos depois, a partir de 1766, ele se tornou tutor musical do infante Don Gabriel de Borbón (1752-1788), filho caçula do rei Carlos III que, por não estar na linha de sucessão do trono, podia dedicar sua atenção ao órgão, cravo e piano. Lembremos ainda que a rainha anterior, Maria Bárbara, tia do infante Don Gabriel, foi a grande mecenas e protetora de Scarlatti. Ou seja, havia na casa real espanhola uma grande predileção pela música para instrumentos de teclado.

Por outro lado, a Espanha daquele tempo não contava com casas de edição de partituras, o que em parte podemos creditar ao rígido controle da Inquisição ibérica sobre a circulação de ideias… A censura prévia era bem rígida e, embora naquela época já não queimassem tantas bruxas, a Inquisição só terminaria com a invasão de Napoleão! Assim, as obras de Soler ficaram restritas às bibliotecas privadas e de monastérios e igrejas espanholas, com a raríssima exceção de uma coleção de 27 sonatas impressas na Inglaterra, levadas para aquele país pelo Lord Fitzwilliam após uma visita à Espanha em 1772.

Tudo leva a crer, portanto, que Soler não tinha vontade de ser conhecido por melômanos franceses, italianos ou alemães, bastando para ele o reconhecimento local. Mas voltemos ao seu pupilo, o infante Don Gabriel: para ele foram dedicados os Seis Quintetos para teclado e cordas (obra pioneira nessa formação que depois seria ilustrada por obras-primas de Schumann, Brahms e Fauré) e os Seis Concertos para dois órgãos, provavelmente compostos por volta de 1780. Feitos para serem tocados pela dupla Antonio Soler / Gabriel de Borbón, esses concertos fogem do modelo italiano em três movimentos: a forma básica é um movimento lento seguido de um minueto. E os minuetos, com temas simples e dançantes, são ricos em variações que mostram a erudição do Padre Soler.

Padre Antonio Soler (1729-1783):
Six Concertos for two organs

Concerto No. 1 in C
1. Andante 4’11
2. Minué 3’36

Concerto No.2 in A minor
3. Andante 4’17
4. Allegro 2’34
5. Tempo de minué 5’33

Concerto No.3 in G
6. Andantino 4’22
7. Minué 4’45

Concerto No.4 in F
8. Afectuoso – Andante non largo 3’10
9. Minué 4’42

Concerto No.5 in A
10. Cantabile 3’46
11. Minué 5’39

Concerto No.6 in D
12. Allegro – Andante – Allegro – Andante 4’42
13. Minué 5’41

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Frade Dominicano espanhol, por El Greco, 1605. (A modéstia do Padre Soler o impediu de ser retratado)

Pleyel

2 comments / Add your comment below

  1. Quem diria que existe mais gravações dessas obras, Olhando pela dificuldade de se conseguir 2 orgãos em uma mesma igreja… Mas acabaram gravadas também em combinações de 2 cravos ou orgão e cravo.
    Com 2 orgãos, só conhecia a versão de Ton Koopman, e pesquisando agora vi que existem mais duas, mas não tenho certeza se realmente foram gravadas com 2 orgãos simultaneamente.
    Obrigado por enriquecer minha coleção, Padre Soler fez musica interessante e agradável.

    1. Obrigado pelas palavras, Marcos. Já ouvi a gravação do Koopman (órgão inglês ou holandês), muito boa mas prefiro os timbres muito especiais desses órgãos espanhóis.
      Já postei também algumas sonatas de Soler e o fandango por Maggie Cole (cravo/fortepiano -https://pqpbach.ars.blog.br/2022/04/01/padre-antonio-soler-1720-1783-sonatas-fandango-maggie-cole-fortepiano-e-cravo/ ) e em breve vou postar mais algumas sonatas em um piano moderno que também não fica feio!

Deixe um comentário