DESAFIO PQP! -> Beethoven (1770 – 1827): Concertos para Piano Nos. 1 & 2 ֍

BTHVN

Concertos para Piano 1 & 2

Louis Schwizgebel, piano

London Philharmonic Orchestra

Thierry Fischer, regente

 

 

Nos anos 1788 e 1789 Beethoven morava em Bonn e havia composto um concerto para piano (que sobrevive graças à parte de piano e uma redução da parte da orquestra, como WoO 4). Foi neste período que produziu versões do que viria a ser o Concerto para Piano No. 2, em si bemol maior. Este acabou registrado como o Opus 19, em 1801. A estreia fora em 1795 com interpretação de Beethoven e regência de Haydn, em Viena, num primeiro concerto na nova cidade.

O Concerto No. 1 em dó maior, Op. 15 começou a ser composto em 1795, quando Beethoven estava já morando em Viena. Este concerto também ‘evoluiu’ após ser apresentado algumas vezes, antes de sua publicação. Era comum que o compositor-intérprete, como era o caso de Beethoven naqueles dias, ou Mozart, alguns anos antes, reservasse suas obras para os seus próprios concertos, antes de finalmente os publicarem, quando novas obras já estavam prontas para o repertório, mantendo assim o interesse e a curiosidade do público. Além disso, com as publicações e dedicatórias desses dois Concertos para Piano, Beethoven mostrou como era excelente negociador com as editoras.

Eu gosto muito destes dois concertos de Beethoven, que são mais próximos dos modelos clássicos (estilo galante) dos primeiros concertos de Mozart ou do Concerto em ré maior, de Haydn. Eles já mostram a linguagem individual de Beethoven, que se firmaria no Concerto No. 3 em dó menor. Este se pautava nos dois concertos em tons menores, de Mozart. Beethoven realmente admirava estas obras de Mozart, ao ponto de ter deixado cadências compostas para eles.

Mas, o disco da postagem permanece nesse momento pré-romântico – com dois lindos concertos para piano de um jovem compositor-intérprete confiante em seus talentos e com tanto ainda para dizer.

Espero que a gravação que escolhi para o DESAFIO PQP! lhe agrade, lhe traga muito prazer e o ajude a olhar estas duas obras pelo que são, sem comparações com seus Big Brothers que ainda estavam por vir.

Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)

Concerto para Piano No. 1 em dó maior, Op. 15

  1. Allegro con brio
  2. Largo
  3. Rondo (Allegro scherzando)

Concerto para Piano No. 2 em si bemol maior, Op. 19

  1. Allegro con brio
  2. Adagio
  3. Rondo (Allegro molto)

Louis Schwizgebel, piano

London Philharmonic Orchestra

Thierry Fischer

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 147 MBOuça e veja se gosta pelo que seus ouvidos lhe dizem, não a capa do disco (armação minha…) ou as críticas. Depois, tente adivinhar os nomes dos intérpretes. Se descobrires, já sabes, o premio será de uma centena de free-downloads do blog mais sensacional de música que há por aí e uma tradicional cocada virtual!

Como tem sido o caso aqui nesta ‘coluna’, depois de algumas tentativas, os intérpretes receberão os devidos créditos para que ganhem os louros ou os tomates, conforme a turba assim decidir…

A identidade do pianista mascarado foi revelada pelo leitos Albinoni. Vejam os comentários…

Parabéns!

René Denon

Ao vencedor, as cocadas!

10 comments / Add your comment below

  1. Antes de mais nada, queria parabenizar o companheiro René, nesse dia tão especial, para a volta de mais um desafio. Vou ouvir esses concertos mais uma vez e com muito carinho. E quem sabe palpitar a identidade do pianista mascarado.

  2. Queria fazer um primeiro comentário sobre essa gravação.
    Creio que ela é recente. Observei que no primeiro movimento do concerto n. 1 o tímpano está mais destacado na gravação, que é uma tendência das gravações atuais.
    Por outro lado, não é uma interpretação historicamente orientada: o instrumento utilizado é um piano moderno e a orquestra parece ser de tamanho normal.
    Os tempos adotados são moderados e próximos aos tempos da interpretação de Paul Lewis dos mesmos concertos.
    É um desafio e tanto, porque a quantidade de gravações existentes é enorme.

    1. Olá, RN!
      Você está correto em todas as afirmações…
      Só que o pianista mascarado não é o Paul Lewis.
      O FDP Bach postou a integral dos Concertos de Beethoven com o Lewis, mas os links estão inativos…
      Quem sabe ele renova essa postagem dia destes.
      Continue na sua busca, pois você é bastante observador.
      Abraços!
      René

    1. Olá, Albinoni!
      Posso chamá-lo Tomaso?
      Obrigado por participar do Desafio…
      Sua resposta é coerente, mas não é essa a gravação da postagem.
      Espero que tenha gostado do disco.
      Eu vi a integral dos concertos de Beethoven nesta nova gravação do Zimerman, agora com a LSO e o Rattle (aliás, com quem ele têm ótimas gravações de concertos de Brahms e Rachmaninov), mas ainda não tive como ouvir.
      Acredito que seja muito boa e tentarei ouvi-la em breve. Você a recomenda?
      Quanto ao Desafio, continue tentando!
      Forte abraço!
      René

  3. Beethoven : Piano Concertos 1 & 2
    Louis Schwizgebel
    London Philharmonic Orchestra
    Dirigida por Thierry Fischer
    Lançado em 03/11/2014 pela Aparté

  4. Das gravações mais recentes dos concertos 1 e 2 de Beethoven, as que mais se aproximam dos tempos do pianista mascarado são:
    1) A do pianista Lars Vogt, que também rege a Royal Northern Sinfonia.
    A duração do primeiro movimento do concerto n. 1, segundo Vogt, é de 17:37. Creio que este tempo se deve à escolha da cadência do primeiro movimento;
    2) A do pianista François Frederic Guy, acompanhado pela Orquestra Filarmônica da Rádio França, regida por Philippe Jordan.

    Ambas as interpretações são excelentes.

    Os tempos mais próximos do pianista mascarado são as da gravação de Lars Vogt. Ouvi o primeiro movimento com os dois pianistas e fiquei com a impressão que o pianista mascarado é Lars Vogt.

Deixe um comentário