Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788): Rondos & Fantasias (Christine Schornsheim)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Um CD lindo, com várias faixas impressionantes e uma interpretação idem! Ouça esta maravilha para entrar em contato com o que há de moderno na família Bach. Sim, A Arte da Fuga de papai já é pura modernidade, mas aqui você tem contato com a improvisação do mano CPE. Às vezes, parece que estamos ouvindo Ligeti ou Cage. Embora Christine Schornsheim tenha excelentes registros de J.S. Bach, ela realmente se solta com seu filho Carl Philipp Emanuel. Seu teclado de eleição é um ‘Tangentenklavier’ de 1801 que pretende fundir o melhor que o clavicórdio, o cravo e o pianoforte têm para oferecer em termos de timbre e dinâmica. Pode não ser um instrumento do qual o compositor tivesse conhecimento, mas se presta perfeitamente ao idioma imaginativo de CPE e de Christine Schornsheim. Ela dá forma dramática e colorida aos arpejos e apimenta o capricho melódico de CPE. Efeitos de pedal discretos, mas perceptíveis, sublinham as cadências imprevisíveis e as pepitas dissonantes, já que a música vagueia por tantos humores quanto mudanças de tom. Uma entrevista com Schornsheim revela que ela é tão inteligente, perspicaz e espirituosa longe do teclado quanto frente a ele. Em suma, um CD absolutamente delicioso.

Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788): Rondos & Fantasias (Christine Schornsheim)

1 Fantasia I Es-Dur Wq 58/6 5:42
2 Rondo III B-Dur Wq 58/5 5:12
3 Rondo II c-Moll Wq 59/4 4:36
4 Rondo I C-Dur Wq 56/1 6:53
5 Rondo III a-Moll Wq 56/5 7:54
6 Rondo II E-Dur Wq 58/3 4:57
7 Fantasia II C-Dur Wq 59/6 7:26
8 Rondo II G-Dur Wq 57/3 4:38
9 Rondo III F-Dur Wq 57/5 5:06
10 Rondo II d-Moll Wq 61/4 3:53
11 Fantasia I F-Dur Wq 59/5 4:06
12 Rondo I E-Dur Wq 57/1 7:47
13 Fantasia II C-Dur Wq 61/6 5:05

Christine Schornsheim: Tangentenklavier

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Este é um Tangentenklavier. (Você não vai votar no Bolsonaro, certo? Ninguém do PQP votará no lixo)

PQP

12 comments / Add your comment below

  1. Esta intérprete possui uma integral das sonatas de Haydn que é espetacular. Simples assim.
    E é óbvio: voto no inominável, excrementíssimo genocida, nunca.

  2. Gosto muito desse blog. Sem dúvida com postagens espetaculares. Porque vocês não se mantém somente na música ?
    Vocês gostariam se eu começasse a comentar que o 9 dedos é ladrão, comunista, psicopata e que o Brasil ficaria muito melhor sem a presença desse ser medonho na política ? Pisem no freio a música não é de esquerda nem de direita, todos nós temos ouvidos. Me desculpem o desabafo mas é o que penso.

    1. Como leitor desse blog, fico ultrajado ao ler um comentário como esse. Você não merece perdão por esse desabafo. Se toma qualquer dor por conta desse governo abominável, você merece todas as dores do planeta. Pois psicopata de verdade é o atual presidente, que devastou o país durante os últimos quatro anos e vilipendiou a cultura brasileira, extinguindo seu ministério, boicotando seus expoentes e colocando gente inculta e estúpida para comandar a insignificante secretaria a que a relegou. Um pilantra que atentou contra a educação no Brasil, deixando-a à míngua, estrangulando as universidades públicas e colocando as piores pessoas imagináveis para comandá-la, pois educação de qualidade e senso crítico são o que menos lhe interessa, a fim de manter as manadas que o apoiam. Um tanatocrata que promoveu ativamente a disseminação da Covid-19 e tratamentos ineficazes enquanto boicotava a vacinação – a qual foi, como se imaginava, a chave para termos algum alívio na pandemia. A Covid-19, aliás, matou um dos autores desse blog. Você tinha que ter um pouco de compaixão antes de fazer esse comentário justamente para essas pessoas. Mas não, as dores que você toma em nome do Inominável são mais fortes que sua vergonha na cara. Isso é a cara dos bolsonaristas. Não há pena severa o bastante na lei brasileira para os crimes que ele cometeu. Esse canalha merece uma piscina de ácido, e somente pessoas muito ignorantes, ou perversas, ou ambos, conseguem defender o governo de um dos piores brasileiros de todos os tempos. Diferentemente de 2018, não há mais benefício da dúvida, depois de tanta morte, dor e devastação. Dane-se você, danem-se todos que apoiam a tanatocracia, e que todos acabem na cloaca da História com os nove dedos enfiados nos devidos orifícios.

      Aos editores do PQP Bach: continuem assim. Se dói nos bolsonaristas, é porque estão no caminho certo.

  3. Pablo você realmente acabou de se desnudar e mostrar o verdadeiro mar de lama em que vive. Continue assim. Nem a música verdadeira que usufruimos neste blog vai conseguir abrandar a amargura de sua alma de socialista amargurado, ofensivo, sem cultura. Obrigado por suas elegantes palavras, estou realmente emocionado. Você descreveu com total fidelidade a mentalidade de alguém que não entendeu nada. Obrigado e com todo orgulho lhe digo que prefiro mil vezes um presidente honrado que um vagabundo presidiário dissimulado. E lhe informo também que não sou bolsonarista. Simplesmente sou um brasileiro indignado com todas as falcatruas do partido das trevas. E olha fique bem porque não vou mais discutir com você. Acho que seria uma perda de tempo e paciência.

  4. Victor, você é uma vergonha. Não passa de estúpida caricatura de tudo o que há de ruim em nosso país. A comprovação que a maldade e ignorância não têm limites e fazem pouco caso dos crimes contra a humanidade, do sofrimento e perdas.
    A rigor, não merece nem atenção.

Deixe um comentário