Vivaldi (1678 – 1741): Le Quattro Stagioni – Kati Debretzeni e Orchestra of the Age of Enlightenment ֍

Antonio Vivaldi

As Quatro Estações

Kati Debretzeni

Orchestra of the Age of Enlightenment

 

Giunto è la Primavera, e festosetti

La salutan gl’augei con lieto canto

I fonti allo spinzar de zefiretti

Com dolce mormorio scorrono intanto…

É chegada a Primavera e festivamente os pássaros a saúdam com alegres canções… Assim começa o poema que acompanha o Primeiro Concerto da coleção publicada por Antonio Vivaldi em Amsterdã, em 1725, com o justo nome Il cimento dell’armonia e dell’inventione. Os quatro primeiro concertos da coleção ganharam uma identidade própria e Vivaldi, para muitos é o compositor das quatro estações. Nada mais justo.

Eu não ouço esses concertos com frequência, pois diversidade musical é algo essencial para mim, mas sempre que, por essa ou aquela situação, ouço alguma interpretação desses cavalos de batalha do barroco, eu os aprecio.

Assim, não foi diferente no caso desse disco, que ouvi apropriadamente nos primeiros dias desta Primavera em curso, aqui no Brasil.

Kati dando umas dicas para os violinistas da PQP Bach Orchestra…

O nome Kati Debretzeni pode não ser muito conhecido, a menos que você goste de ler a formação das orquestras. Ela assumiu a posição de líder violinista do English Baroque Soloists, sob a regência de Sir John Eliot Gardiner, em 2000. Ela atua em inúmeros grupos musicais que adotam as práticas de instrumentos antigos e, desde 2008, é uma das líderes no conjunto de violinos da Orchetra of the Age of Enlightenment.

Esta gravação foi feita em fevereiro de 2013, em uma igreja nos subúrbios de Londres, e deve ser por isso que os violinos realmente tremem de frio no último concerto. Mas na memória dos músicos estava bem presente as cores, cheiros e lembranças da Primavera!

Antonio Lucio Vivaldi (1678 – 1741)

As Quatro Estações

Concerto No. 1 em mi maior Op. 8 No. 1, RV 269 – La primavera

  1. Allegro
  2. Largo e pianissimo sempre
  3. Danza pastorale: Allegro

Concerto No. 2 em sol menor Op. 8 No. 2, RV 315 – L’estate

  1. Allegro non moto
  2. Adagio – Presto
  3. Presto

Concerto No. 3 em fá maior Op. 8 No. 3, RV 293 – L’autunno

  1. Allegro
  2. Adagio molto
  3. Allegro

Concerto No. 4 in fá menor Op. 8 No. 4, RV 297 – L’inverno

  1. Allegro non molto
  2. Largo
  3. Allegro

Kati Debretzeni

Orchestra of the Age of Enlightenment

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 225MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 104 MB

In 1986, a group of inquisitive London musicians took a long hard look at that curious institution we call the Orchestra, and decided to start again from scratch. They began by throwing out the rulebook. Put a single conductor in charge? No way. Specialise in repertoire of a particular era? Too restricting. Perfect a work and then move on? Too lazy. The Orchestra of the Age of Enlightenment was born.

Since then, the OAE has shocked, changed and mesmerised the music world.

Period-specific instruments have become just one element of its quest for authenticity. Today the OAE is cherished more than ever. It still pushes for change, and still stands for excellence, diversity and exploration. More than thirty years on, there’s still no orchestra in the world quite like it.

Aproveite!
René Denon

3 comments / Add your comment below

  1. Uma vez durante minha faculdade, escutei uma versão do primeiro movimento da Primavera com uma orquestra que soava como uma moderna, com bastantes cordas e o baixo estava dobrado, ou seja, com uma oitava a mais para baixo além da que se costuma ouvir. Nunca mais encontrei aquela versão depois daquela ocasião. Alguém teria idéia da orquestra e do maestro por favor ?

    1. Olá, Cleverson!
      Houve muitas, inúmeras gravações desses concertos, por todas as tendências. Essencialmente todos grandes violinistas em conjunto com suas gravadoras atentaram a favor e às vezes contra eles. E quando mudavam de gravadora, lá vinha mais uma gravação. Mas, como você observou, temos duas tendências distintas – gravações HIP (instrumentos e práticas de época) como esta da postagem ou com instrumentos modernos, como você mencionou. Ah, nesse caso poderíamos também dividir em orquestras ou orquestras de câmara.
      Sua descrição me faz pensar em duas possibilidades com o Karajan regendo a orquestra. Uma com a Berliner Philharmoniker pela DG. Você poderá ouvir um trechinho aqui no YouTube:
      https://www.youtube.com/watch?v=kFL88eYZCCU
      Outra com a Anne-Sophie Mutter e a Wiener Philharmoniker, selo EMI. Neste caso, eles começam com o Inverno, sei lá…
      https://www.youtube.com/watch?v=TKxNz1k6V2E
      Eu prefiro as versões de câmara, pelo menos… Os astros dos dias pré-HIP eram os membros do I Musici. O violinista Henryk Szeryng também tem uma gravação interessante.
      Aqui você encontrará mais duas gravações que poderão lhe interessar:
      https://pqpbach.ars.blog.br/2019/05/13/antonio-vivaldi-1678-1741-as-quatro-estacoes-roberto-michelucci-i-musici-giuliano-carmignola-sonatori-de-la-gioiosa-marca/
      Mas, pãos ou pães, é uma questão de opiniães… e gosto não se discute.
      Espero que você encontre a gravação que ficou em sua memória.
      Abraços do
      René

  2. Valeu !

    Um detalhe que lembrei agora é que, na gravação que escutei na faculdade, o ralentando final começa antes do que costumam fazer. Normalmente, fazem um ralentando abrupto, só nos últimos dois tempos antes de acabar. Nessa que eu gostei ele começava lá pelo quarto tempo antes do final.

    A gravação de Karajan com Anne Sophie que me indicou fica próxima, mas curiosamente, não vai até o final e não consegui ouvir o ralentando…

    Um abraço.

Deixe um comentário