Boris Tishchenko (1939-2010): Concerto para Piano e Concerto para Harpa (Tishchenko / Blazhkov / Donskaya-Tishchenko / Serov)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

(refiro-me, principalmente, ao Concerto para Harpa)

Como a aceitação tem sido positiva com relação a Sinfonia Nº 7 de Boris Tishchenko, trago aqui mais um grande disco desse excelente compositor. A primeira obra é um concerto para piano escrito em 1962, quando o jovem Boris acabava sua graduação. A estrutura do concerto tem a tradicional forma em três movimentos, mas ela é bem peculiar no desenvolvimento dos temas. O segundo movimento começa com uma fuga que é um brincadeira entre a orquestra e o piano. Obra interessante, o registro não tem um som muito bom (gravação de 1966), mas vale pela interpretação ao piano do próprio compositor. Já no concerto para harpa, a segunda peça desse disco, escrita em 1977, o compositor tinha atingido o ápice de sua criatividade e linguagem. A estrutura em cinco movimentos, bem típica do compositor, começa, assim como a sinfonia n.7, de maneira contemplativa e sinistra. A harpa às vezes soa como um cravo, e o diálogo com a orquestra é de uma precisão incrível. Mas a impressão é de que o primeiro movimento é um prelúdio para o segundo movimento, que começa com os instrumento de sopro dando a direção do diálogo, depois os instrumentos de cordas e logo em seguida a percussão. A harpa vai percorrendo e ligando cada seção da orquestra até reinar absoluta. A impressão da harpa ser um instrumento delicado e com serventia apenas ao lirismo é totalmente corrigida neste movimento. No quarto movimento, uma soprano surge de maneira bem suave, enriquecendo o clima nostálgico e íntimo. O quinto e último movimento é um andante que retoma alguns dos temas inicias dos outros movimentos, num tom triste e pessimista.

P.S. de PQP Bach: são lindas as citações de Mussorgsky durante o Concerto para Harpa.

Boris Tishchenko (1939-2010): Concerto para Piano e Concerto para Harpa (Tishchenko / Blazhkov / Donskaya-Tischenko / Serov)

1. Piano Concerto: Allegro moderato
2. Piano Concerto: Allegretto tranquillo. Allegro vivo

Leningrad Philharmonic Orchestra
Conductor: Igor Blazhkov
Piano: Boris Tishchenko

3. Harp Concerto: Moderato
4. Harp Concerto: Allegro con molto
5. Harp Concerto: Moderato
6. Harp Concerto: Intermezzo
7. Harp Concerto: Andante

Leningrad Philharmonic Orchestra
Conductor: Edward Serov
Harp: Irinia Donskaya-Tishchenko

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Compositor mais luminoso do que a foto, credo

cdf

5 comments / Add your comment below

  1. Por curiosidade eu já tinha me antecipado e baixado essas obras de um site russo… Conhece o concerto para harpa de Geirr Tveitt?

Deixe um comentário