Johann Nepomuk Hummel (1778-1837) / George Onslow (1784-1853): Quintetos para Piano (Nepomuk)

Como muitos, um disco muito bem interpretado em cima de obras pouco interessantes. Hummel é um austríaco, velho conhecido nosso — tem um belo Concerto para Trompete e vários Concertos para Piano mais ou menos –, já o menino Onslow é um francês de ascendência inglesa, cuja reputação declinou rapidamente após sua morte, o que também aconteceu com Hummel, mas nem tanto. Em comum, ambos conheciam Beethoven, porém não adiantou. A luz do talento brilha para poucos. De qualquer maneira, este é um disco agradável, que não agride nem irrita ninguém. Sabem? Achei o menino Onslow mais interessante que o velho Hummel no repertório deste CD.

Johann Nepomuk Hummel (1778-1837) / George Onslow (1784-1853): Quintetos para Piano (Nepomuk)

Quintet Opus 74 In D Minor
Composed By – Johann Nepomuk Hummel
1 Ellegro Con Spirito 14:57
2 Menuetto O Scherzo (Allegro) 5:54
3 Andante Con Variazioni 8:29
4 Finale (Vivace) 8:32

Quintet Opus 70 In B Minor
Composed By – George Onslow
5 Allegro Grandioso E Non Troppo Presto 11:55
6 Andantino Cantabile E Simplice 6:31
7 Allegretto Molto Moderato 8:58

Nepomuk Fortepiano Quintet

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

O menino Onslow

PQP

4 comments / Add your comment below

  1. Discordo bastante da apreciação de Onslow. É um compositor bem interessante. Menor? Sim, mas isto também é fruto das circunstâncias históricas. Como dizia o velho Eco em A obra aberta, uma obra se enriquece com a carga de reinterpretações que se acumulam sobre ela. Os esquecidos não se beneficiam disso.
    Há um pequeno revival de Onslow, do início do século para cá, com gravações de muitas de suas composições (sobretudo, mas não só, pelos selos Naxos e CPO). Não me entusiasmo com as sinfonias, mas as obras de câmara são realmente dignas de atenção – em especial, uma série significativa de quintetos de cordas. Gosto bastante também das sonatas para violoncelo.
    Em suma, um compositor para ser conhecido, sem ideias preconcebidas.

  2. Bom dia, saberiam me dizer porque aparece como arquivo indisponível ou que não tenho permissão para acessá-lo? Tem acontecido comigo com os links mais recentes. Se alguém puder me ajudar, agradeço. Grande abraço!

Deixe um comentário