Ludwig van Beethoven (1770-1827): Sonatas Pathétique, Tempest, Appassionata (Fliter)

Um bom disco daquele Beethoven mainstream. A argentina Ingrid Fliter (1973) dá recitais de piano desde os 11 anos de idade, estreou no Colón aos 16 e estudou na Europa sob o patrocínio de Martha Argerich. É muito boa pianista e leva este repertório com classe. Eu amo especialmente a Patética.

Das três sonatas de Beethoven executadas neste CD, apenas uma recebeu um título da parte do compositor. Foi a Grand Sonate Pathétique, composta em 1798 em Viena e dedicada ao príncipe Karl Lichnowsky, um apoiador que apresentou Beethoven à aristocracia vienense. A Sonata foi composta em um momento em que Beethoven estava se tornando ciente de sua surdez.

Embora Beethoven não tenha nomeado a sonata Op. 31 No. 2 como Tempest, há relatos não confirmados de que ele pensou numa conexão com a peça homônima de Shakespeare. Ela veio à tona no ano do Testamento de Heiligenstadt (1802), uma carta endereçada a seus irmãos “para ser lida e executada após minha morte”. Nele, ela descreve seu desespero com o progresso da surdez, sua rejeição ao suicídio e sua decisão de “suportar esta existência miserável”.

Também o nome Appassionata não foi escolhido pelo compositor, mas é muito adequado porque a obra é apaixonante e dramática. O título foi escolhido pela editora em 1838, 11 anos após a morte do compositor. A Appassionata foi composta em 1804/1805. Custou a Beethoven boa quantidade de tempo e esforço no mesmo período em que ele estava compondo a Sinfonia Eroica e a Sonata Kreutzer.

E já que aqui a gente é maluco mesmo, aqui está a Hiromi no Adagio cantabile da Patética. É pura diversão:

Ludwig van Beethoven (1770-1827): Sonatas Pathétique, Tempest, Appassionata

Sonata No. 8 in C Minor, Op. 13 “Grande Sonate pathétique”
1) Grave – Allegro di molto e con brio
2) Adagio cantabile
3) Rondo: Allegro

Piano Sonata No. 17 in D Minor, Op. 31 No. 2 “Tempest”
4) I. Largo – Allegro
5) II. Adagio
6) III. Allegretto

Piano Sonata No. 23 in F Minor, Op. 57 “Appassionata”
7) Allegro assai
8) Andante con moto
9) Allegro ma non troppo

Ingrid Fliter, piano

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Ingrid Fliter: sensualizando no PQP Bach

PQP

Deixe um comentário