J. S. Bach (1685-1750): Concertos para Órgão, BWV 592 – 596 – Simon Preston ֍

Bach

Concertos para Órgão

Simon Preston

 

 

A história de hoje tem um príncipe que morreu jovem, na flor da idade, como se costumava dizer. Ele tinha tudo para passar essencialmente anônimo para a posteridade, mas a sorte o colocou em contato com o genial Johann Sebastian Bach. Em troca, ele colocou Bach em contato com outro tipo de genial compositor, que morava mais ao sul, na bem mais ensolarada e colorida Veneza.

O príncipe Johann Ernst von Sachsen-Weimar era sobrinho do Duque Wilhelm Ernst, patrão de Bach em sua estada em Weinmar entre 1708 e 1717.

Johann Ernst era um talentoso músico e foi aluno de Johann Gottfried Walther, organista de Weinmar e aparentado de Bach. Em 1711, Ernst foi estudar na Universidade de Utrecht, na Holanda, onde ouviu organistas tocando transcrições para órgão de concertos de compositores italianos, cujas publicações eram feitas na Holanda.

Ao retornar a Weinmar, Johann Ernst levou consigo vários destes concertos que a seu pedido foram transcritos para cravo ou para órgão por Walther e por Bach.

Neste disco, um dos que ainda tenho das gravações para órgão feitas por Simon Preston para a Deutsche Grammophon, temos 4,3333… concertos transcritos por Bach para órgão. Há três que eram originalmente de Vivaldi (as indicações dos concertos originais estão logo a seguir, na relação das faixas) e um concerto e um movimento de concerto que foram originalmente compostos pelo jovem e talentoso príncipe. Lamentavelmente, ao fim de 1713 o príncipe adoeceu e morreu perto de um ano depois.

É possível que Bach entrasse em contato com a música de Vivaldi e de outros compositores italianos mesmo que não tivesse conhecido o príncipe, mas gosto de pensar que o mesmo ajudou nisto e maior tributo do que ter suas próprias obras (mesmo que mais modestas do que as do mestre italiano) transcritas por Bach não pode haver.

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Concerto para Órgão em ré menor, BWV 596

(Transcrição do Concerto Op. 3, No. 11 em ré menor, RV 565, de Vivaldi)

  1. […]
  2. Grave
  3. Fuga
  4. Largo e spiccato
  5. […]

Concerto para Órgão em lá menor, BWV 593

(Transcrição do Concerto Op. 3, No. 8 em lá menor, RV 522, de Vivaldi)

  1. […]
  2. Adagio
  3. Allegro

Concerto para Órgão em dó maior, BWV 594

(Transcrição do Concerto ‘Grosso Mogul’, em ré maior, RV 208, de Vivaldi)

  1. […]
  2. Adagio
  3. Allegro

Concerto em sol maior, BWV 592

(Transcrição do Concerto em sol maior, do Príncipe Johann Ernst)

  1. […]
  2. Grave
  3. Presto

Concerto em dó maior, BWV 595

(Transcrição do Primeiro Movimento do Concerto em dó maior, do Príncipe Johann Ernst)

  1. […]

Simon Preston, órgão

(Catedral de Lübeck)

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 271 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 129 MB

Simon antes de testar o Grande Órgão do PQP Bach Concert Hall de Nova Holanda

A crítica deste disco em uma das edições do Penguin Guide é bem ‘inglesa’: It was Prince Johann Ernst who introduce Bach to the Italian string concertos; […] The two Ernst works show a lively and inventive if not original musicianship. The performances are first class and the recording admirably lucid and clear, yet with an attractively resonant ambience.

Órgão da Catedral de Lübeck em foto de 1970

Está esperando o que, ande, aproveite, é primeira classe…

René Denon

Deixe um comentário