Vassily Sergeyevich Kalinnikov (1866-1901): As Duas Sinfonias

De origem humilde, filho de um policial, o enorme talento de Kalinnikov merecia muito mais anos de vida do que os 35 que lhe couberam. Fazer o quê? Ele foi o autor de duas extraordinárias sinfonias, de várias obras orquestrais adicionais e canções, sempre baseadas no folclore russo. É uma vergonha que estas sinfonias não estejam mais presentes no repertório sinfônico. A primeira delas teve grande repercussão durante os estertores da ditadura czarista. São coloridas e melodiosas obras de arte. A orquestra da Malásia é uma boa surpresa. Kalinnikov estudou no seminário de Oryol, tornando-se diretor do coro aos quatorze anos. Mais tarde, ele foi para o Conservatório de Moscou, mas não tinha como pagar as mensalidades. Com uma bolsa de estudos, ele foi para a Escola da Sociedade Filarmônica de Moscou, onde recebeu aulas de fagote e composição de Alexander Ilyinsky. Ele tocava fagote, tímpano e violino em orquestras de teatro e complementava sua renda trabalhando como copista musical. Em 1892, Tchaikovsky recomendou Kalinnikov para o cargo de regente principal do Teatro Maly e, posteriormente, no mesmo ano, para o Teatro Italiano de Moscou. No entanto, devido ao agravamento da tuberculose , Kalinnikov teve de renunciar às suas nomeações para o teatro e mudar-se para o clima mais quente do sul da Crimeia. Ele viveu em Yalta pelo resto de sua vida, e foi lá que escreveu a parte principal de sua música, incluindo suas duas sinfonias. Em Yalta, ele se juntou a dois outros famosos pacientes com tuberculose, Máximo Gorki e Anton Tchékhov. Exausto, ele morreu de tuberculose em 11 de janeiro de 1901, apenas dois dias antes de seu 35º aniversário.

Vassily Sergeyevich Kalinnikov (1866-1901): As Duas Sinfonias

1. Symphony No. 1 in G minor: 1. Allegro moderato
2. Symphony No. 1 in G minor: 2. Andante commodamente
3. Symphony No. 1 in G minor: 3. Scherzo. Allegro non troppo – Moderato assai
4. Symphony No. 1 in G minor: 4. Finale. Allegro moderato – Allegro risoluto

5. Symphony No. 2 in A major: 1. Moderato – Allegro non troppo
6. Symphony No. 2 in A major: 2. Andante cantabile
7. Symphony No. 2 in A major: 3. Allegro scherzando
8. Symphony No. 2 in A major: 4. Andante cantabile – Allegro vivo

Malaysian Philharmonic Orchestra
Kees Bakels

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Morreu jovem o talentoso Kalinnikov.
Morreu jovem o talentoso Kalinnikov.

PQP

6 comments / Add your comment below

  1. Maravilhoso compositor, obrigado! música de um talento puro, não contaminado pela pró-forma. Um artista comprometido com a beleza e com o discurso musical.

  2. Este é REALMENTE um compositor extraordinário. Música espetacular, do princípio ao fim, com todos os meios.

  3. Há tempos atrás ouvi uma sinfonia dele com a Orquestra do Teatro Cláudio Santoro, concerto transmitido na TV Senado, me surpreendi e queria poder ouvir de novo com mais qualidade na gravação, feliz coincidência alguns dias depois eu olhar este post no blog.
    Muito obrigado!

Deixe um comentário