Música Rara Brasileira: Claudio Santoro (1919-1989) – Musik im 20. Jahrhundert

É interessante pensar que quase toda a música conhecida de Claudio Santoro (1919-1989) é nacionalista. Seu Ponteio para cordas, as Canções de Amor, o Frevo, as Paulistanas, a Sonata n°4 para violino e piano. Mas essa produção mais melódica e tonal está concentrada em apenas uma década de produção. No grosso de sua obra, é o experimentalismo e a atonalidade que dominam. Santoro embarca no dodecafonismo no início da década de 40, com 21 anos, para abandoná-lo no fim da década por convicções políticas; mas volta a uma linguagem experimental no início nos anos 60. Nos anos 80 o experimentalismo arrefeceria, mas não mais retornaria ao nacionalismo aberto e melodioso dos anos 50.

O álbum apresentado aqui, gravado na Alemanha em 1971, trata justamente dos dois períodos mais radicais do compositor. Da produção dodecafônica, são apresentados a Sonata para violino solo, o ciclo de canções “A Menina Boba”, sobre poemas de Oneyda Alvarenga, e os Três Prelúdios para clarinete solo. Dos anos 60 e 70 são a Mutationen III, para piano e fita magnética, as Intermitências I e três Prelúdios para piano e o Quarteto n°7.

Embora as obras deste último período sejam francamente mais experimentais, com uso extensivo de aleatoriedade e técnicas expandidas, mostrando um compositor afinado com as vanguardas europeias surgidas na década de 50, é a música dodecafônica que mais impressiona pelo frescor e originalidade. O compositor tinha ainda um contato muito limitado com a produção da Segunda Escola de Viena e encontrou os seus próprios caminhos, resultando numa música muito expressionista com belos toques de sensualidade.

Claudio SANTORO (1919-1989)

01 Mutationen III, para piano e fita magnética
02 Intermitências I
03 3 Prelúdios (nos. 19,20 e 21 do segundo caderno de Prelúdios)
Alex Blin, piano

04 Três Peças para clarinete solo
Otto Konhäuser, Clarinete

05 Quarteto De Cordas No. 7
Società Cameristica Italiana: E. Porta, U. Oliveti, E. Poggioni, Italo Gomes

A Menina Boba, para contralto e piano
06 A Menina Exausta XII
07 Asa Ferida
08 A Menina Exausta I
09 A Menina Exausta II
Carmen Wintermeyer, contralto; Fréderic Capon, piano

10 Sonata para Violino Solo
Rudolf Wanger, violino

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (mp3, 146 MB )
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (flac, 190 MB )


itadakimasu

Deixe um comentário