Mozart (1756 – 1791): Sonatas para Piano – Klára Würtz – 1/3 ֎

Mozart

Piano Sonatas

Primeiro Tempo

Klára Würtz, piano

 

Klára Würtz

Esta é a primeira de uma série de três postagens com as Sonatas para Piano de Mozart, interpretadas pela pianista húngara Klára Würtz. Há algum tempo vinha ensaiando uma postagem destas sonatas e considerei algumas possibilidades, entre elas as gravações de Mitsuko Uchida e Maria João Pires, as duas bem diferentes, ambas excelentes. Mas como são gravações tão conhecidas e cantadas em verso e prosa, achei que as gravações da Klára, que conheci ao longo deste ano, merecem alguma divulgação, mesmo que seja dentro do nosso modesto escopo.

Eu gosto muito desta música, que ouço com frequência bastante razoável. Há excelentes discos com grupos de sonatas, como o gravado por Murray Perahia, mas aqui você tem a oportunidade de ter uma visão do conjunto.

O empurrãozinho que faltava para esta aventura veio de outro grande mestre vienense, quando descobri uma página da net que trata das sonatas, escrita por Paul e Eva Badura-Skoda.

Antes de prosseguirmos, quero repassar para vocês um conselho do crítico do Gramophone Classica Guide, o tipo de publicação que era muito útil antes do advento da internet: ‘Don’t be put off by critics who suggest that these sonatas are less interesting than some other Mozart compositions, for they are fine pieces written for an instrument that he himself played and loved’. Isto é, não se deixe enganar, essas sonatas são ‘papa fina’!

Esta gravação contém 18 sonatas que, seguindo o plano do site, dividiremos em três grupos de seis:

  1. Seis Sonatas K. 279 – 284;
  2. Três Sonatas K. 309 – 311; Três Sonatas K. 330 – 332;
  3. Sonata K. 333; Sonata 457 e Sonatas K. 533/494; 545; 570 e 576.

As Sonatas K. 279 – 284 formam um grupo e são as primeiras a serem preservadas. Mozart certamente produziu ou adaptou sonatas de outros compositores anteriormente, mas estas são as primeiras a entrarem na lista oficial. A primeira delas, Sonata em dó maior, K. 279, foi composta quando Mozart tinha 19 anos e era um músico absolutamente completo e experientíssimo.

A sequência de tonalidades – dó, fá, si bemol, mi bemol, sol e ré maior indica que Mozart considerava estas peças como parte de um grupo. Inclusive com a primeira delas mais fácil e a última uma peça mais elaborada e difícil. No entanto, o conjunto nunca foi publicado como tal durante a vida do compositor, sendo que apenas a última sonata foi publicada algumas vezes.

Esta última sonata foi encomendada a Mozart pelo Barão Thaddäus von Dürnitz e apresenta uma escrita bastante brilhante, se comparada às anteriores e tem vários efeitos como mãos se cruzando e termina com um conjunto de variações.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)

Sonata para Piano em dó maior, K. 279

  1. Allegro
  2. Andante
  3. Allegro

Sonata para Piano em fá maior, K. 280

  1. Allegro assai
  2. Adagio
  3. Presto

Sonata para Piano em si bemol maior, K. 281

  1. Allegro
  2. Andante amoroso
  3. Rondeau: Allegro

Sonata para Piano em mi bemol maior, K. 282

  1. Adagio
  2. Menuetto
  3. Allegro

Sonata para Piano em mi bemol maior, K. 283

  1. Allegro
  2. Andante
  3. Presto

Sonata para Piano em ré maior, K. 284

  1. Allegro
  2. Rondeau em polonaise: Andante
  3. Andante (Tema con variazioni)

Klára Würtz, piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 317 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 228 MB

Eu tenho uma queda especial pela gentil Sonata em mi bemol maior, K. 282, desde que a ouvi no disco The Journey, de Leon Fleisher, que você pode ouvir aqui.

Veja como o crítico Jeffrey J. Lipscomb, FANFARE, fala destas gravações: These astonishing performances are exactly the way I play them myself—in my wildest dreams, that is. As for the set’s modest price, this is surely one of the best bargains since the days when gasoline sold for 30 cents per gallon and free glassware was yours for the asking. Highest recommendation.

Eu também recomendo fortemente!

René Denon

Visite esta postagem também:

Mozart (1756 – 1791) · ∾ · (Algumas) Sonatas para Piano · ∾ · Alicia de Larrocha ֍

2 comments / Add your comment below

Deixe um comentário