Chick Corea (1941): The Continents – Concerto for Jazz Quintet & Chamber Orchestra

O quase octagenário Chick Corea continua esbanjando vitalidade e energia, e mostrando a nós, crédulos fãs, que não perde nunca o foco. E como não poderia deixar de ser diferente, há quase dez anos, mais uma vez nos surpreendeu, ao fechar um contrato com a poderosa gravadora Deutsche Grammophon para gravar um CD, realizando assim um sonho antigo, como descreve no booklet do CD:

“Fazer música para uma combinação de músicos de orquestra e músicos de jazz tem possibilidades infinitas. O apreço pelas habilidades que cada um tem para com o outro cria um ambiente aqui carregado de alto interesse, comunicação criativa e novas ideias. Foi este o cenário para a composição e gravação de ‘The Continents’ – para mim um sonho tornado realidade.” Ainda de acordo com o booklet, Corea apresenta aqui “‘o seu sonho musical’ uma nova composição ao espírito de Mozart – onde o jazz e clássico convergem em um concerto de inspiração global para quinteto de jazz e orquestra de câmara.”

Comprei esse CD duplo já na época de seu lançamento, mais como curiosidade, afinal, Corea é conhecido por suas incursões na música clássica, já gravou Mozart com seus amigos Friedrich Gulda e Nikolaus Harnoncourt. Mas essa proposta era bem diferente. Nunca tivemos dúvidas com relação à genialidade do pianista, tanto enquanto compositor quanto intérprete.  Nem quanto à sua capacidade de se reciclar, se renovar constantemente, desde que seu nome apareceu, ainda em meados dos anos 60. Posso dizer também que sou suspeito para criticá-lo, adoro seu trabalho, e mesmo nos trabalhos mais ‘comerciais’, mais ‘fáceis’ consigo encontrar o gênio por trás de tudo aquilo.
Segundo o texto do booklet, as coisas deram tão certo que conseguiram acabar as gravações um dia e meio antes do previsto. então ele aproveitou aquelas horas que ainda sobravam no estúdio para gravar ainda mais algumas faixas com o quinteto e, improvisador como poucos, ainda improvisar ao piano por algumas faixas.
Espero que apreciem.

CD 1

The Continents – Concerto for Jazz Quintet and Chamber Orchestra

1 – Africa
2 – Europe
3 – Australia
4 – America
5 – Asia
6 – Antarctica

CD 2

1 – Lotus Blossomm
2 – Blue Bossa
3 – What´s This ?
4 – Just Friends
5 – Solo Continuum 31
6 – Solo Continuum 42
7 – Solo Continuum 53
8 – Solo Continuum 64
9 – Solo Continuum 75
10 – Solo Continuum 86
11 – Solo Continuum 97
12 – Solo Continuum 108
13 – Solo Continuum 119
14 – Solo Continuum 1310
15 – Solo Continuum 1411

The Members of The Harlem Quartet & Imani Winds

The Quintet –
Piano – Chick Corea
Soprano Saxophone, bass clarinet, flute – Tim Garland
Bass – Hans Glawischnig
Drums – Marcus Gilmore
Trombone – Steve Davis
Conductor – Steven Mercurio

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

 

1 comment / Add your comment below

Deixe um comentário