Classical Music For Dummies – The essentials – vol. 6/50 – Giuseppe Verdi (Itália, 1813 – 1901)


“Música Clássica para Leigos” (“Classical Music For Dummies”) é uma série de lançamentos projetados pela Deutsche Grammophon para oferecer aos  leigos recém-chegados uma introdução perfeita ao mundo da música clássica.

A série é composta por 50 CDs de música clássica dedicados a diferentes compositores, maestros, pianistas, violinistas e cantores, a maioria contratados ou ex-contratados pela gravadora.

Verdi – The Essencials

Giuseppe Verdi (1813-1901) foi músico italiano. Autor das óperas, “Otello”, “La Traviata”, “Rigoletto”, “Il Travatore”, “Aída”, entre outras. Foi o maior músico italiano do século XIX.

Giuseppe Verdi nasceu em Roncolle, hoje Roncole Verdi, ducado de Parma, próximo de Busseto, Itália, no dia 10 de outubro de 1813.

Quando nasceu, Roncole estava ocupada pelos franceses e Giuseppe Fortunino Francesco foi obrigatoriamente registrado como Joseph Fortunin François.

De família humilde, Verdi estudou música graças a seu benfeitor Antonio Barezzi. Em 1831, Ferdinando Povesi, regente da orquestra de Roncole, o enviou para estudar em Milão.

Porém, Verdi não foi aceito pelo Conservatório de Milão e passou três anos estudando com um músico do Scala. Na volta, obteve o cargo de diretor musical de sua cidade.

Nessa época, casa-se com Margherita, filho ade seu primeiro protetor. Juntos tiveram dois filhos.

Em 1939, estreou no Scala de Milão com a ópera, Oberto, Conde de San Bonifácio, conseguindo imediata aceitação de parte do público.

A apresentação da ópera foi seguida da morte de sua filha Virgínia, de seu filho Icílio e de sua esposa Margherita.

Desesperado, o compositor jurou que jamais ariaria outra ópera. Em 1842, no entanto, Nabuco obteve extraordinário sucesso em Milão, em parte por sua descrição do cativeiro judeu na Babilônia.

A celebridade de Verdi consolidou-se com uma série de óperas de temas literários e históricos: Ernani (1844), Joana d’Arc e Macbeth (1847).

Depois de uma estada em Paris, Verdi estabeleceu-se perto de Busseto com a soprano Giuseppina Strepponi, com quem manteve uma feliz e duradoura união, oficializada em 1859.

Em 1848, satisfeito com os acontecimentos da revolução, Verdi abandonou o gênero patriótico em suas óperas e escreveu três obras-primas: Rigoletto (1851), Il Trovatore (1853) e La Traviata (1853).

Tendo alcançado grande prestígio internacional, Verdi alternou a criação de obras para a Ópera de Paris com trabalhos artisticamente mais ambiciosos, como: “Simon Boccanegra” (1857), “Um Ballo in Maschera” (1859) e “La Forza del Destino” (1862).

Em 1860, com a Itália unificada, Verdi livrou-se dos censores austríacos. Por insistência do conde Cavour, tornou-se deputado por um breve período e não teve ativa participação política.

Em 1871, recebeu o convite e a encomenda de uma ópera para a inauguração do Canal de Suez. Verdi compôs a célebre Ainda, com que atingiu o auge de sua carreira, sempre auxiliado por sua nova companheira, a soprano Giuseppina, que faleceu em 1879.

Giuseppe Verdi, Também influenciado por sua mulher, compôs temas shakespearianos como as óperas “Otello” (1887) e “Falstaff” (1893), suas duas últimas óperas, que representaram o auge da integração entre os elementos musicais e dramáticos.

Verdi escreveu também um Requiem e muitas composições para piano e orquestra. Em seus últimos anos Verdi dedicou-se à composição de peças religiosas.

Em 1895, Giuseppe Verde recebeu do rei da Itália o título de Marquês de Busseto.

Giuseppe Verdi faleceu em Milão, Itália, no dia 27 de janeiro de 1901 cercado de respeito de toda a Itália.(ex-https://www.ebiografia.com/giuseppe_verdi/)

Verdi – The Essentials
01. La Traviata : Libiamo ne’lieti calici
02. Rigoletto : La donna è mobile
03. Nabucco : Va pensiero, sull’ali dorate
04. Aida : Grand March
05. Messa da Requiem : 2. Dies irae
06. La Traviata : Sempre libera
07. Aida : Se quel guerrier io fossi!..Celeste Aida
08. La Traviata : E strano! – Ah, fors’è lui
09. Il Trovatore : Stride la vampa!
10. Don Carlo : O don fatale
11. Falstaff : Dal labbro il canto estasiato vola
12. Otello : Esultate!
13. Rigoletto : Preludio
14. Un ballo in maschera : Ecco l’orrido campo
15. Il Trovatore : D’amor sull’ali rosee
16. La forza del destino : Overture (Sinfonia)
17. La Traviata : Tenesta la promessa…Attendo, né a me giungon mai…Addio del passato
18. Il Corsaro : Eccomi prigionero!
19. Macbeth- Version 1865 For The Paris Opéra : Una macchia è qui tuttora
20. La Traviata : Ah! Dite alla giovine
21. Il Trovatore : Di quella pira
22. Macbeth : Una macchia è qui tuttora
23. Nabucco / Act 1 : Gli arredi festivi
24. Aida : Overture
25. String Quartet In E Minor : 3. Prestissimo

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
XLD RIP | FLAC | 446 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 228 MB

powered by iTunes 12.8.2 | 1 h 49 min

Palhinha – 03. Nabucco : Va pensiero, sull’ali dorate

🇧🇷 Você baixou um arquivo .rar. Para descompactá-lo, use o Archive Online, um descompactador online e gratuito, para plataformas Mac e Win = https://extract.me/pt/

🇬🇧 You have downloaded a .rar file. To extract it, use the Archive Online, an online and free tool that can extract over 70 types of compressed files,  on a Mac or a Win platforms = https://extract.me/

Boa audição!

 

 

 

 

Avicenna

Deixe um comentário