Mozart (1756-1791): Arias – Christian Gerhaher – Freiburger Barockorchestrer & Gottfried von der Goltz

M O Z A R T

A R I A S

G E R H A H E R

Este disco segue uma tradição que pode andar um pouco desatualizada – coleção de árias famosas – mas sempre faz sucesso e emplaca grandes vendas.

Foi ouvindo discos como este que passei a me interessar e a gostar de ópera.

Há casos em que o disco reúne mais do que um compositor, em função do repertório do cantor. Este segue a linha de árias de um só compositor, no caso Mozart. O acompanhamento é por uma das melhores orquestras especializadas em música barroca e clássica: a Freiburger Barockorchester, regida pelo também violinista Gottfried von der Goltz.

O cantor está em evidência no momento – Christian Gerhaher – especialista em Lieder, mas como deixa claro este álbum, também ótimo cantor de ópera.

O repertório é magnífico. Como especial bônus, entremeada entre as árias, a Sinfonia No. 36 em dó maior – Linz – maravilhosa!

Os seus movimentos funcionam como intermezzos e mostra que a orquestra é mesmo excelente em território mozartiano.

Difícil escolher a ária mais bonita. Várias de Don Giovanni, tais como a ária do catálogo, que abre o disco, e a serenata que o Don faz sob a janela da donzela acompanhante de Dona Elvira. Nela ele revela seu lado absolutamente sedutor.

A chamada Ária da Champagne, a terceira do disco, é um autorretrato exato de Don Giovanni. É um tour de force, brilhante e superficial, mas que por isso precisa ser curta, menos do que minuto e meio. Apesar disso, ela permanece ressoando em nossos ouvidos. Gênio!

Mais à frente haverá outra ária do Don, agora revelando seu caráter dissimulado, de quem não assume seus maus atos.

Outro aspecto genial das óperas de Mozart que este disco revela é o contraponto que há entre os personagens. Há o nobre e o plebeu. Plebeus são Fígaro, Leporello, Papageno. O conde e o Don representam os nobres, e representam bem demais, pois revelam um caráter pouco idôneo. (Ah, Beaumarchais…) O conde Almaviva (mal tem seu nome citado em toda a ópera) consegue redenção, mas o Don Giovanni recebe punição capital.

Um pouco diferente das outras óperas, que tem seus personagens centrais, Così fan tutte é ópera de conjunto. Não há um personagem que se destaca sobre os outros, mas um conjunto de cantores com núcleo no quarteto de mocinhos e mocinhas e o cético Don Alfonso. As árias deste disco são de um dos mocinhos, o de voz mais grave, Guglielmo.

Temos assim um recorte do maravilhoso universo das Óperas de Mozart, servindo como um instigante abridor de apetite.

Somam à beleza deste álbum o bandolim de Avi Avitar e o acompanhamento em pianoforte de Kristian Bezuidenhout.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)

Don Giovanni, K. 527

  1. No. 4 Aria: “Madamina, il catalogo è questo” (Leporello)
  2. No. 16 Canzonetta: “Deh, vieni alla finestra” (Don Giovanni)
  3. No. 11 Aria: “Fin ch’han dal vino” (Don Giovanni)

Sinfonia No. 36 em dó maior – Linz – K. 425

  1. Presto

Le Nozze di Figaro, K. 492

  1. Recitativo & No. 3 Cavatina: “Bravo, signor padrone! … Se vuol ballare, signor contino” (Figaro)

Don Giovanni, K. 527

  1. No. 17 Aria: “Metà di voi qua vadano” (Don Giovanni)

Così fan tutte, K. 588

  1. No. 15 Aria: “Non siate ritrosi” (Guglielmo)

Don Giovanni, K. 527

  1. No. 20 Aria: “Ah, pietà, Signori miei” (Leporello)

Sinfonia No. 36 em dó maior – Linz – K. 425

  1. Andante

Die Zauberflöte, K. 620

  1. No. 2 Aria: “Der Vogelfänger bin ich já” (Papageno)
  2. No. 20 Aria: “Ein Mädchen oder Weibchen” (Papageno)
  3. No. 21 Finale. Allegro: “Papagena! Papagena! Papagena!” (Papageno)

Sinfonia No. 36 em dó maior – Linz – K. 425

  1. Menuetto – Trio

Le Nozze di Figaro, K. 492

  1. No. 27 Recitativo ed Aria: “Tutto è disposto … Aprite um po’ quegli occhi” (Figaro)
  2. No. 10 Aria: “Non più andrai, farfallone amoroso” (Figaro)
  3. No. 18 Recitativo ed Aria: “Hai già vinta la causa! … Vedrò, mentr’io sospiro” (Il conte)

Così fan tutte, K. 588

  1. No. 26 Aria: “Donne mie, la fate a tanti” (Guglielmo)

Sinfonia No. 36 em dó maior – Linz – K. 425

  1. Adagio – Allegro spiritoso

Così fan tutte, K. 588

  1. No. 15a Aria: “Rivolgete a lui lo sgauardo” (Guglielmo)

Christian Gerhaher, barítono

Freiburger Barochorchester

Gottfried von der Goltz

Avi Avital, bandolim (2)
Kristian Bezuidenhout, fortepiano (5), strumento d’acciaio (11)

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MP3 | 320 KBPS | 184 MB

Joelle Harvey como Susanna e Christian Gerhaher como Figaro

Há quem torça o nariz para um disco como este, preferindo ouvir as árias no contexto da ópera toda. Este disco seria como seguir em uma mesa de sobremesas pegando apenas as cerejas que estão sobre os bolos… Mas, quem liga?

Portanto, deixe os preconceitos de lado, baixe logo o disco e ouça muitas vezes.

René Denon

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