Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Sinfonias nºs 38, 39, 40 e 41- Karl Böhm, WPO

Esta deve ser a terceira ou quarta vez que estou repostando estes CDs que considero imprescindíveis em qualquer CDteca. Karl Böhm foi um dos maiores especialistas em Mozart do Século XX, e mesmo hoje, com tantos CDs sendo lançados com registros historicamente informados, ainda considero estes CDs “IM-PER-DÍ-VEIS”.
Este foi o disco que me apresentou estas duas sinfonias, quando eu era apenas um pré adolescente morando no interior do Paraná. Claro que minha vida nunca mais foi a mesma. Foi um choque. A suavidade da interpretação magistral de Karl Böhm contrastava com a sisudez do senhor de óculos quadrados que aparecia na capa do LP, assustador por vezes. Os primeiros compassos da Sinfonia n° 40 me comoveram desde a primeira audição e não preciso dizer que aquele LP se tornou um de meus favoritos. Ouvi tanto que o risquei, afinal meu velho 3×1 não era lá grandes coisas, mas era o que meus pais conseguiram comprar. E o usei exaustivamente até pedir arrego. Mas o LP com o selo amarelo estava sempre lá, rodando, enchendo o espaço com a beleza da música mozartiana. Creio que ainda o tenha.

Karl Böhm já havia gravado uma integral das sinfonias de Mozart, porém com a Berliner Philharmoniker, gravações estas consideradas definitivas. Só muito mais tarde tive acesso a elas e também me encantei. Mas esta última gravação de Böhm, realizada poucos anos antes de sua morte, ainda é a minha favorita. E Karl Böhm, difinitivamente, foi um dos maiores intérpretes da obra de Mozart. E a Filarmônica de Viena é minha orquestra favorita para este repertório.

Espero que os senhores gostem. Eu simplesmente adoro…
IM-PER-DÍ-VEL !!!

Symphony nº 38 in D Major, “Prague” K. 504
01. 1 Adagio Allegro
02. 2 Andante
03. 3 Finale Presto

Symphony nº 39 in E Flat major K. 543
04. 1 Adagio Allegro
05. 2 Andante con moto
06. 3 Menuetto Allegretto Trio
07. 4 Finale Allegro

Symphony Nº 40 in G minor
1 Molto allegro
2 Andante
3 Menuetto – Allegretto – Trio
4 Allegro assai

Symphony No 41 in C major ‘Jupiter’
5 1 Allegro vivace
6 2 Andante cantabile
7 3 Menuetto – Allegretto – Trio
8 4 Molto allegro

CD 1 BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 2 BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

8 comments / Add your comment below

  1. Este menino prodígio me deixa de queixo caído com suas últimas Sinfonias . E estas aqui postadas são Obrigatórias.Parabéns.
    Um abraço do Dirceu.

  2. Realmente, uma das mais conhecidas e bem executadas interpretações dessas duas ultra conhecidas sinfonias. Referencial. Mas destaco tb as interpretações de charles Mackerras, Jefrey Tate e Nevil Marriner. Os regentes ingleses parecem “especialistas” em repertórios barrocos e clássicos.

  3. Sir Neville Marriner e a Academy of St. Martin-in-the-Fields executam estas sinfonias com andamentos mais rápidos e o resultado é eletrizante.
    Foi a batuta do filme Amadeus que também é nota 10. O homem é especialista em Mozart.Muito bem lembrado Alex, e o Mackerras de bobo não tem nada.Um abraço do Dirceu.

  4. E esta é a terceira ou quarta vez que eu os baixo! Que que acontece com meus arquivos que vivem desaparecendo nas frinchas do virtual? Cansado, gente, estou cansado…

    P.S.: Por incrível que pareça, minha incursão na música erudita também se deu pelas duas últimas sinfonias de Mozart. Meu pai ganhou um CDzinho tímido, que ainda hoje conservo, duma gravação de Richard Edlinger com a Mozart Festival Orchestra; o encarte trazia 3 rosas desbotadas e um fundo que mais parecia papel de parede antigo. Quando o pus pela primeira vez no aparelho foi como uma explosão de sensações, partindo do deleite extasiante dos sons às sobrenaturais, e certamente imaginativas, delícias das cores, odores e sabores que das caixas partiam. Fui tomado pelo encantamento desse estilo musical, completamente novo para mim, e desde então, dos 10 aos 30, nunca mais parei de ouvir.

  5. Como de costumo, devido ao volume de preciosidades postadas, eu tenho uma lista enorme de posts que baixei e ainda não ouvi. Esse foi um deles. Eu tinha um CD duplo desses de coletânea que continha exatamente essas gravações. Não sei por onde anda o CD, e há muito não ouvia era gravação, que sempre achei tão boa. Talvez minha favorita, não pode questões técnicas ou artísticas, como dizia Vinicius, não sou afeito a critérios competitivos.
    O andante da sinfonia 39 faz o coração de qualquer um bater mais devagar. É uma pena solta no ar. Que maravilha.
    Mil agradecimentos.

Deixe uma resposta