Shostakovich: DVD dos 24 Prelúdios e Fugas com Tatiana Nikolayeva

MI0001172234POSTADO POR PQP BACH EM 18/10/2010, REVALIDADO POR VASSILY EM 29/8/2015 E 18/12/2019

Que seria de nosso blogue sem os leitores-ouvintes? Como se não bastasse serem a própria razão por que existimos, recebendo a música que polinizamos pela blogosfera e contribuindo com o influxo de comentários, volta e meia ainda nos ajudam a aumentar ou (como é o caso) restaurar o acervo do PQP Bach.

Este excelente DVD com a integral do Op. 87 por Tatiana Nikolayeva já tinha sido disponibilizada pelo leitor Rafael Pascini, mas foi tragada pelo desabamento do Megaupload. Graças a um outro leitor, o Angelo, o DVD volta para a alegria dos fãs desse monumento musical do século XX.

Cadê a lista, aquela?

Konstantin Scherbakov

Vladimir Ashkenazy

Tatiana Nikolayeva, em três versões: a primeira (1961), a segunda (1987) e  a derradeira (1990)

Keith Jarrett

Peter Donohoe

Aleksander Melnikov

BÔNUS: DVD sobre Nikolayeva com uma integral do Op. 87 de Shosta

Uma salva de palmas para o Angelo, gurizada!

Vassily

POSTAGEM ORIGINAL DE PQP BACH EM 18/10/2015

Texto e uploads: Rafael Pascini (deixado nos comentários deste blog).

O ciclo de 24 prelúdios e fugas de Shostakovich sempre ocupou um lugar especial no repertório de Tatiana Nikolayeva. Ela inspirou e estreou a obra em Leningrado em 1952 e também foi a última peça que ela apresentou no palco antes de sua morte prematura em 1993. O longa amizade entre o compositor e a intérprete começou quando, aos 26 anos de idade, Nikolayeva ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Piano Bach em 1950 na cidade de Leipzig, organizada para o bicentenário da morte compositor alemão. Como um membro do júri, Shostakovich ficou imensamente impressionado com sua maneira de tocar. Inspirado pela experiência, ele retornou a Moscou para compor o seu próprio conjunto de Prelúdios e Fugas de 10 de outubro de 1950 a 25 de Fevereiro de 1951. Nikolayeva testemunhou o processo criativo. Tomando apenas um ou dois dias para completar cada prelúdio e fuga novos, Shostakovich pedia-lhe para vir repetidamente ao seu apartamento em Moscou, onde tocava para Nikolayeva as peças que ele tinha acabado de compor.

Classic Archive
Tatiana Nikolayeva Dmitri Shostakovich: 24 Preludes and Fugues, Op. 87 (complete)
Tatiana Nikolayeva, piano
Broadcast 21-30 December 1992, BBC Archives

Bonus:
Documentary: Tatiana Nikolayeva plays Dmitri Shostakovich

Language (bonus): Russian
Subtitle (bonus): English
Running time: 150 minutes (concert) + 14 mins (bonus)

Parte/Part 1: BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE
Parte/Part 2: BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE
Extras/Bonus: BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

PQP

22 comments / Add your comment below

  1. Thanks por ter postado! =D

    Ah eu errei no texto na hora de colar….se for possivel corrijam a partir da parte:

    Concurso Internacional de Piano Bach em Shostakovich ciclo de 24 prelúdios e fugas sempre ocupou um lugar especial no repertório Tatiana Nikolayeva vasto. Ela inspirou e estreou a obra em Leninegrado em 1952 e também foi a última peça que ela sempre apresentou no palco antes de sua morte prematura em 1993. O longa amizade entre o compositor eo intérprete começou quando a 26 anos de idade Nikolayeva ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Piano Bach em 1950 na cidade de Leipzig, organizada para o bicentenário da morte compositor alemão. Como um membro do júri, Shostakovich ficou imensamente impressionado com sua maneira de tocar. Inspirado pela experiência, ele retornou a Moscou para compor o seu próprio conjunto de Prelúdios e Fugas de 10 de outubro de 1950 a 25 de Fevereiro de 1951. Nikolayeva testemunhou o processo criativo. Tomando apenas um ou dois dias para completar cada prelúdio e fuga novo, Shostakovich iria pedir-lhe para vir ao seu apartamento em Moscow onde tocou para Nikolayeva a última peça que ele tinha para ela acabado de compor (tradução da parte de tráz do DVD)

  2. E digo que entre a barbaridade de coisas que tenho que agradecer ao PQP por ter me apresentado neste blog, esses Prelúdios e Fugas do Shosta figuram com destaque! Dizer que fiquei encantado quando ouvi é pouco – e igualmente espantado quando descobri que há quem não goste. Pois, pra lá de qualquer teorização, é um RIO de música sensível & deleitante… e me espanto de os pianistas que turneiam por aí não recorrerem mais a eles. É, tem esse negócio dos standards que vendem pra classe mé(r)dia que paga, né? Mas acho que é só começar a tocar mais… pois essas BACHIANAS RUSSAS têm tudo pra se firmar no repertório pianístico para sempre!

  3. Também acho….normalmente repertorio de pianistas em recital são mesmice (e olha que eu toco piano, mas não profissional, somente porque gosto). Conheci essa obra somente na semana retrasada aqui no Blog e então corri atraz pra comprar esse DVD….muito bom! No bônus tem Entrevista com ela, Audio em russo e legendas em inglês.

  4. Gostaria de saber se pelo menos Documentario sobre o Villa Lobos vocês podem postar aqui no pqpbach? Estou upando para o meu Megaupload um documentario da extinta TV Manchete com aproximadamente 1 hora e 50 minutos sobre o Maestro, e eu agarantio que é muito interessante pela quantidade de entrevistas com pessoas que conviveram com ele, inclusive a Segunda Esposa dele a propria mindinha fala no Documentario. Se puder, digam que repasso os links quando eu acabar de upar

  5. Nossa, só agora estou vendo esta postagem. Que maravilha… a primeira vez que ouvi estes prelúdios foi com o Keith Jarrett, mas o mano PQP me indicou essa mocinha aí, a tal da Nikolayeva, e sinceramente, me pareceu outra música, tal a diferença entre as interpretações. Não lembro se esta versão do Jarrett já foi postada aqui, seria interessante fazermos as comparações.
    Bela iniciativa a postagem do DVD. Infelizmente, devido à péssima qualidade de sinal, aliado á baixa velocidade que a minha operadora oferece de upload (meros 30 kbp/s) torna-se quase impossível fazer uma postagem deste tamanho.

  6. Cada parte tem quase 200MB, somente a ultima é menorzinha. Depois PQP analiza ai o que eu falei sobre o documentario do villa lobos na manchete q eu tenho, caso vc possa posta-lo, é algo raro

  7. RAfael, você é assinante do megaupload? Eles tem um player de vídeo muito legal. Funciona mais ou menos assim: você manda o filme para eles, e depois eles o disponibilizam um player para você poder assisti-lo, sem precisar baixar. Está virando uma mania em diversos blogs que disponibilizam filmes.

  8. Olá, consegui baixar as sete partes finais sem problema. Só a parte 1 que não consigo de forma alguma. O download simplesmente para antes de atingir 20% concluído.
    Será um problema do arquivo, do Megaupload ou da minha própria conexão?
    Um abraço a todos e obrigado por esta postagem.

  9. confirmo o dito pelo JulioDito, a primeira parte parece impossível de ser baixada, fico alternando entre ela e outras, estou na parte 7 e nada até agora.
    Muito boa a postagem!!

  10. Nao sou assinante do Megaupload fdp e tomara que essa mania de ver filme direto no megaupload não pegue pois dependo da internet do serviço para baixar as minhas coisas pois onde moro la ainda é idade da pedra (não tem disponibilidade de internet em nenhuma operadora :@ )

    Para quem esta tendo dificuldade em baixar a part1 ai vai um link do rapidshare com a part 1

    http://rapidshare.com/#!download|54|426138595|Nikolayeva_play_Shostakovich.part1.rar|200000

    Espero ter ajudado e quem quiser manter contato me add no MSN rafaelpascini@hotmail.com tenho bastante material, principalmente documentarios, filmes sobre tematica musica (Especialmente pianistas e outros claro…). Creio que o foco do blog não é postar filmes e dvds sendo que esse é o primeiro post que EU vejo aqui sobre isto.

  11. Rafael, estou muitíssimo agradecido pela disponibilização do link da 1º parte pelo rapidshare. Fiz o download sem problemas.
    Já está adicionado no msn tb!
    Um abraço e, novamente, muito obrigado!

  12. Tentar escrever o menos baiano possivel faz parte (brincadeira) rsrs

    Não entendi o “alguém, que eu conheço viesse dedurar?” Não conheço ninguem daqui do forum O.O

  13. Ahhh agora entendi. Mas é o seguiten o texto foi eu que escrevi a partir da tradução do google claro e fui eu que mandei errado, entao por isto que eu mandei o primeiro post tentando corrigir, sacas? Flw…. Ahh vc ainda nao Me disse se vc baixou td e descompactou e funcionou 100%, diz aeeee

  14. poiseh problemas no servidor me fez excluir os arquivos. Agora e a preguiça de ripar e re-upar os arquivos, ainda mais com internet lentidao q to agora. Foda! Se alguem morar em BH e quiser copiar entre em contato comigo sujeitooculto@live.com

  15. Pessoal, seguem os links que mandei antes. Espero que funcionem:

    PARTE 1: https://mega.nz/#!VhMFjRLa!InpRD0YStZlLnAWTGbsmRlmQzHxANhJTDTKRYogYIsM

    PARTE 2: https://mega.nz/#!kptkACrD!rxQznOCUPAqT2t-r2xM7Mr_4WSmZN7f8aVLlg9cvh2Q

    EXTRAS:
    https://mega.nz/#!Bhl1DQQT!AJEUHUrezlLADz_ZJIVYaJv4G8NWhRZKt3pEktZC2IE

    ARTE:
    https://mega.nz/#!A5lhSSbZ!qis2FOcLoZyUkF_0Zlou5TFjEX7g7-PCDpyYqxXXI4Y

    Espero que funcione. Desculpem-me pelo tamanho dos arquivos. São arquivos de vídeo.

    Abraços e obrigado pela salva de palmas. Deu pra ouvir daqui do Ceará.

Deixe uma resposta