Richard Strauss (1864-1949) – Don Quixote – Till Eulenspiegel – Meneses – Karajan

R-2064102-1261856655.jpegÉ bem sabido que Herr von Karajan não é unanimidade aqui na equipe do PQP. Ainda assim, acho suas gravações de Strauss soberbas, e esta sua terceira versão para o “Don Quixote’, meu poema sinfônico favorito do bávaro, é uma de minhas favoritas.

Nas gravações anteriores, com Rostropovich e Pierre Fournier, o caráter era mais concertístico, com ênfase no solista. Nesta, o recifense Antonio Meneses e os solistas Wolfram Christ e Leon Spierer incorporam-se mais à grande massa sonora da Filarmônica de Berlim (acrescida de uma máquina de vento!) com resultados melhores. O som suntuoso e megatrabalhado de Karajan, que muitas vezes falha miseravelmente, especialmente no repertório barroco e clássico, serve aqui muito bem a complicada partitura com que Strauss acompanha as desventuras do Cavalheiro da Triste Figura e seu escudeiro Sancho Panza, representados respectivamente pelo violoncelo e viola solistas.

Pablo Picasso, 1955
Pablo Picasso, 1955

A gravação de “As Alegres Travessuras de Till Eulenspiegel”, que fecha o CD, apesar de boa, pareceu-me redondinha demais. Faltou-lhe, acho, um pouquinho do delírio do Quixote.

Richard Georg STRAUSS (1864-1949)

01-12 – Don Quixote, Variações Fantásticas sobre um Tema de Caráter Cavaleiresco, Op. 35

01 – Introdução: Mäßiges Zeitmaß. Thema mäßig. “Don Quichotte verliert über der Lektüre der Ritterromane seinen Verstand und beschließt, selbst fahrender Ritter zu werden” (“Dom Quixote perde sua sanidade após ler romances sobre cavaleiros, e decide tornar-se um cavaleiro-errante”) – Tema: Mäßig. “Don Quichotte, der Ritter von der traurigen Gestalt” (“Dom Quixote, o Cavaleiro da Triste Figura”) – Maggiore: “Sancho Panza”
02 – Variation I: Gemächlich. “Abenteuer an den Windmühlen” (“Aventura nos Moinhos de Vento”)
03 – Variation II: Kriegerisch. “Der siegreiche Kampf gegen das Heer des großen Kaisers Alifanfaron” (“A Luta Vitoriosa contra o Exército do Grande Imperador Alifanfarrão”)
04 – Variation III: Mäßiges Zeitmaß. “Gespräch zwischen Ritter und Knappen” (“Diálogo entre Cavaleiro e Escudeiro”)
05 – Variation IV: Etwas breiter. “Unglückliches Abenteuer mit einer Prozession von Büßern” (“Aventura Infeliz com uma Procissão de Peregrinos”)
06 – Variation V: Sehr langsam. “Die Waffenwache” (“A Vigília do Cavaleiro”)
07 – Variation VI: Schnell. “Begegnung mit Dulzinea” (“Encontro com Dulcineia”)
08 – Variation VII: Ein wenig ruhiger als vorher. “Der Ritt durch die Luft” (“A Cavalgada pelo Ar”)
09 – Variation VIII: Gemächlich. “Die unglückliche Fahrt auf dem venezianischen Nachen” (“A Aventura Infeliz na Gôndola Veneziana”)
10 – Variation IX: Schnell und stürmisch. “Kampf gegen vermeintliche Zauberer” (“Batalha com os Magos”)
11 – Variation X: Viel breiter. “Zweikampf mit dem Ritter vom blanken Mond” (“Duelo contra o Cavaleiro da Lua Branca”)
12 – Finale: Sehr ruhig. “Wieder zur Besinnung gekommen” (“Voltando aos seus sentidos” – Morte de Dom Quixote)

Antonio Meneses, violoncelo
Wolfram Christ, viola
Leon Spierer, violino
Orquestra Filarmônica de Berlim
Herbert von Karajan, regência

13 – Till Eulenspiegels lustige Streiche (“As Alegres Travessuras de Till Eulenspiegel”), após uma velha lenda picaresca – em forma de rondó, Op. 28

Berliner Philharmoniker
Herbert von Karajan, regência

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Não é todo dia que se tem ajoelhado a seus pés o Generalmusikdirektor. Bravo, Antonio!

Vassily Genrikhovich

 

7 comments / Add your comment below

  1. Essa gravação foi minha “introdução” a Richard Strauss e foi com ela que conheci o talento de Antonio Menezes. A capa do Dali é uma obra prima a parte.

  2. Verdade, FDP: linda capa. Algumas séries antigas da DG têm projetos gráficos sensacionais. Pena que não posso dizer o mesmo das mais recentes.
    Minha namorada disse que o Quixote parece estar a tirar uma “selfie”. Não sei se rio, ou se mudo de namorada 🙂

  3. Quem não gosta de Karajan nem é gente.
    Sinto informar.
    Até logo.

    P.S.: Valeu pela postagem, Vassily. Eu tinha esse álbum — no acervo virtual, é claro — e o perdi quando troquei de computador. Sinto-me acolhido com esse resgate.

  4. vassily, boa noite e bom ano novo. bem, sei que aqui no pqpbach karajan não tem muitos adeptos, mas eu sou um deles, embora concorde por exemplo que sua scheherazede perto da de rostropovich e de kodrashin, a despeito do som maravilhoso, soa muito insipida.
    mas, há gravações simplesmente soberbas de karajan: o parsifal, com peter hoffmann, o ciclo do anel, uma delicadeza de sons e sutilezas que mesmo um solti – e olha que solti é fabuloso!! – deixou passar, as gravações dos poemas sinfônicos de strauss, o primeiro ciclo das sinfonias de beethoven – exceto a pastoral, que, creio eu, jamais foi a praia do maestro e, se comparada, à de böhm, não há o que dizer.
    as gravações de karajan do don quixote são perfeitas: a com pierre fournier, a com rostropovich e a com o nosso antónio !!
    peço por favor para restaurar este post e também para por um novo: o das sinfonias de paris que karajan gravou explendidamente, pra variar, deutsche grammophon.
    também pediria para postar as estações – die jahreszeiten – com ele. uma verdadeira preciosidade!!!!
    e outro pedido: as sinfonias de número 103 drumroll e 104 london, bem como as de número 94 e 101.
    para mim, a leitura de karajan da 101 é simplesmente magnífica!!!!! grandes maestros como jochum e dorati, fizeram maravilhas com as sinfonias de haydn!! mas karajan com as sinfonias de paris e com as 94,101,103 e 104, é algo para ouvir e guardar – numa pobre paródia de hermann hesse.
    desde já, neste momento em que ainda estou de “molho” , recuperando de uma quase amputação do meu dedão e de parte do pé esquerdo – que, felizmente, não aconteceu – te agradeço penhorado!!!!!
    abraços!

    1. Salve, Bernardo!
      Grato pela eloquente mensagem.
      Restaurei o link para essa soberba gravação de Karajan com Meneses, e encaminhei para a Fundação de Amparo aos Leitores-Ouvintes (cujo acrônimo me nego a digitar) suas bem fundamentadas solicitações. Estimo uma pronta recuperação, enquanto desejo que consiga encontrar em nosso ainda considerável acervo algum tesouro que lhe torne mais suave seu caminho.

  5. muito obrigado, vassily!!!!!! quanto à fundação…poderia ser pior: Reunião dos Ouvintes Leitores Atentos. aí, meu caro, nem são haydn para nos ajudar.
    mais uma vez, obrigado e abraços!!!

Deixe um comentário