Depois do banjo de ontem, ainda mais tomates?
Pois bem: podem atirá-los, mas não sem antes esquecerem a capa bem tosquinha do CD, desvestirem todas as lembranças que podem ter do ukulele no Feitiço Havaiano a que assistiram nas matinês (para os mais velhos) ou na Sessão da Tarde (para os nem tanto) e deixarem de lado o ranço que possam ter para com seu primo, o cavaquinho: quem assim o fizer, e depuser os tomates, irá se surpreender com a excelência desse disco.
John King (1953-
2009), que teve excelente formação como violonista clássico, dedicou sua vida a granjear reputação para o miúdo ukulele nas salas de concerto. Encomendou instrumentos a excelentes luthiers (um dos quais atende o monstro Julian Bream) e, emprestando ao diminuto braço e às delicadas cordas sua ótima técnica violonística, deixou-nos gravações que deixariam Johann Sebastian totalmente pimpão.
Aqui, King adota a técnica chamada “Campanella” (italiano para “sineta”), que leva cada nota a ser tocada numa corda diferente, resultando num som bastante límpido e ressonante, muito reminiscente daquele de uma harpa. Escutem as transcrições dos excertos de suítes, sonatas e partitas para violino e violoncelo do Demiurgo Bach, não deem muita bola para a transcrição meio perdida do “Jesus, Alegria dos Homens” que encerra o álbum, e deleitem-se!
JOHANN SEBASTIAN BACH – PARTITA NO. 3 AND OTHER WORKS TRANSCRIBED FOR UKULELE – JOHN KING
Johann Sebastian BACH (1685-1750)
transcrições para ukulele de John King
Suíte para violoncelo em Sol maior, BWV 1007
01 – Prelude
02 – Sarabande
03 – Gigue
Suíte para violoncelo no. 6 em Ré maior, BWV 1012
04 – Gavotte I-II
Suíte para violoncelo no. 5 em Dó menor, BWV 1011
05 – Gavotte I-II
Suíte para violoncelo no. 4 em Mi bemol maior, BWV 1010
06 – Bourrée I-II
Partita para violino no. 3 em Mi maior, BWV 1006
07 – Prelude
08 – Loure
09 – Gavotte en rondeau
10 – Menuet I-II
11 – Bourrée
12 – Gigue
O Cravo bem Temperado, livro I – Prelúdio e Fuga em Dó maior, BWV 846
13 – Prelúdio
Cantata “Herz und Mund und Tat und Leben”, BWV 147
14 – Coral: “Jesus bleibet meine freude”
John King, ukulele

Vassily Genrikhovich
AINDA NÃO AGRADECI SUAS SURPREENDENTES POSTAGENS. FAÇO-O AGORA: MUITO OBRIGADO.
Cuidado para não aproximar muito o Ukulele do sacro nome de Johann Sebastian senão pode configurar-se uma heresia…..
abraços
Hahaha, meus cuidados nesse sentido foram tantos que quase nem escutei o CD. Como já conhecia John King, entretanto, tinha certeza de que ele, mesmo com um modesto ukulele, faria justiça às obras do grande Bach!
Vassily, já tinha achado o banjo fantástico, mas o ukelele superou!
Surpreenda-nos cada vez mais!
É mesmo uma surpresa e tanto, estou ansioso por ouvir. Mas confesso que não consigo deixar de pensar em Marilyn Monroe tocando Bach num Ukelele, em algum filme do Billy Wilder. rss Grato!
E eu pensando que isso dai era um cavaquinho! huahuahuahua
Muito bom aprender melhor sobre todas essas cordas. Haja cordas nesse mundo da música!
Você não se enganou: tanto o cavaquinho quanto o ukulele derivam da braguinha ou machete portuguesa, que imigrantes da Madeira levaram para o Havaí no século XIX.
Ok, Ok, o cara é um grande instrumentista. Mas Bach no Ukelele………..
A grande constatação é que Bach is the one. Em qualquer instrumento, arranjos, formas mais estranhas, suas músicas são celestiais. Sem ninguém para comparações.
Esta série “Família das Cordas” é sensacional. Grato Vassily.
Sem mais. É isso.
mas pra que esse tanto de reverb, meu rei?