Ludwig van Beethoven (1770-1827) – As 32 Sonatas para piano – John O’Conor (6/9)

51Vdjr-N3LLSe a Telarc não começou a série do começo, não poderíamos esperar que ela terminasse pelo fim, não é mesmo? Pois as três últimas sonatas de Beethoven aqui estão, no miolo, o que as tira do contexto como as obras culminantes do compositor para seu instrumento favorito (embora ele ainda viesse a parir as geniais Variações Diabelli). Na minha opinião, não há testamento mais impressionante de uma evolução artística do que comparar as Sonatas op. 2, redondinhas e peroladas, com a concisão visionária da Sonata Op. 111, cuja “Arietta” final inclui um trecho que já foi chamado de “proto-jazz”:

A nós outros, bem, só nos resta dizer “amém”.

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)

SONATAS PARA PIANO, VOL. VI – JOHN O’CONOR

Sonata no. 30 em Mi maior, Op. 109

01 – Vivace, ma non troppo – Adagio espressivo
02 – Prestissimo
03 – Tema: Molto cantabile ed espressivo – Variazioni I-VI

Sonata no. 31 em Lá bemol maior, Op. 110

04 – Moderato cantabile molto espressivo
05 – Allegro molto
06 – Adagio ma non troppo – Fuga: Allegro ma non troppo

Sonata no. 32 em Dó menor, Op. 111

07 – Maestoso – Allegro con brio ed appassionato
08 – Arietta: Adagio molto semplice e cantabile

John O’Conor, piano

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

 

Para variar um pouco, aqui não vai uma foto de John O'Conor, mas sim de Thomas Mann, cujo "Doutor Fausto" inclui um admirável capítulo em que o Prof. Kretschmar discorre, em uma palestra para a população da fictícia Kaisersachern, sobre os motivos que teriam levado Beethoven a não escrever um terceiro movimento para a Sonata Op. 111
Para variar um pouco, aqui não vai uma foto de John O’Conor, mas sim de Thomas Mann, cujo “Doutor Fausto” inclui um maravilhoso capítulo em que o Prof. Kretschmar discorre, em uma palestra para a população da fictícia Kaisersachern, sobre os motivos que teriam levado Beethoven a não escrever um terceiro movimento para a Sonata Op. 111

Vassily Genrikhovich

3 comments / Add your comment below

  1. Agora, as três magníficas últimas sonatas! Puxa, levei um susto com a última foto do O’Conor… Ele mudou demais!!! Até cabelo cresceu…
    Bem, o Thomas Mann está mais para o Adagietto da quinta de Mahler…
    De qualquer forma, brincadeiras à parte, parabéns pela ótima série de postagens com as sonatas do Ludovico interpretadas pelo João O’Conor!!
    Abraços
    Mário

  2. Thomas Mann, Sonata opus 111, adoro… só o fino do fino!

    Em 2013 eu tive o privilégio de assistir ao Pollini tocando ao vivo essas últimas 3 sonatas, em ordem. Choveram aplausos por uns 10 a 15 minutos, ele agradeceu n vezes, mas não tocou nenhum bis… Pelas mesmas razões que o Thomas Mann descreve tão bem: depois da opus 111, só resta o silêncio.

Deixe um comentário