Jean Sibelius (1865-1957) – Concerto para violino, Op. 47 – versões de 1904 e de 1905 – Leonidas Kavakos

41MREMQYKGLUm dos melhores CDs que tenho, e, por vários motivos, tremendamente especial: trata-se da primeira gravação jamais feita da versão original (1904) do Concerto de Sibelius, autorizada expressamente pela família do compositor, e acompanhada no álbum pela versão definitiva (de 1905), que é aquela conhecida dos leitores-ouvintes. O solista é o maravilhoso violinista grego Leonidas Kavakos, talvez o maior especialista vivo nesse repertório, e que muito esforço despendeu para reconstruir a versão original que, segundo consta, foi tosada pelo compositor após uma première fracassada. A Orquestra Sinfônica de Lahti – que é frequentemente comparada à de Cleveland sob George Szell, como orquestra de cidade média que foi conduzida à excelência por um grande regente – está, como de costume, impecável, assim como o som da sempre interessante gravadora sueca BIS.

Chamam a atenção na versão original a dificuldade ainda maior na parte solista e alguns andamentos diferentes. Talvez vocês discordem, mas sempre achei a versão final meio abrupta, rapsódica, mesmo sem fazer ideia das mutilações a que Sibelius a submeteu. Prefiro a original. E vocês?

JEAN SIBELIUS – VIOLIN CONCERTO, OP. 47 (1904 AND 1905 VERSIONS)

Johan (“Jean”) Julius Christian SIBELIUS (1865-1957)

Concerto para violino e orquestra em Ré menor, Op. 47

Primeira versão (1903-04)

01 – Allegro moderato
02 – Adagio di molto
03 – Allegro (ma non tanto)

Segunda versão (1905)

04 – Allegro moderato
05 – Adagio di molto
06 – Allegro (ma non tanto)

Leonidas Kavakos, violino
Orquestra Sinfônica de Lahti
Osmo Vänskä, regência

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Não falo finlandês, Jean, mas acho que eu entendi.
Não falo finlandês, Jean, mas acho que eu te entendi.

Vassily Genrikhovich

7 comments / Add your comment below

  1. Caro Vassily
    Também fico com a versão original. O fato é que o concerto é belíssimo e o solista grego arrasou. Grato e um abraço do Dirceu.

  2. Obrigado.
    Quero deixar aqui os meus mais efusivos cumprimentos pelo belissimo trabalho da equipe PQP neste ano de 2015. Trouxe-nos sem duvida expectativas, conhecimentos e quem sabe até uma lágrima de felicidade rolando pelo canto dos olhos ao ouvir uma obra do seu compositor predileto! Tudo isso que voces proporcionam não passará em branco…num determinado instante no caminho rumo a eternidade, será agregado ao vosso espirito e lhe dará mais luz e mais paz….é o que eu quero desejar a topdos vocês do PQP – Boas Festas, Feliz Natal e para o ano vindouro, muito dinheiro no bolso – saude pra dar e vender!!!!!!
    abraços!
    manuel

    1. Olha eu aí – era natal mas parece que muitos não sabiam…não sei se ainda vale, assim mesmo envio os meus cumprimentos e parabens ao PQP Bach pelo aniversario…
      abraços

Deixe um comentário