Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Concerto para Violino – Daniel Barenboim, Nathan Milstein, Erich Leinsdorf, Philharmonia Orchestra

Depois de um afastamento de algumas semanas do blog, volto fazendo uma brincadeira com os senhores. Trata-se do mesmo Concerto para Violino de Beethoven, op. 61, e já imortalizada por diversos solistas, só que com duas versões bem diferentes (não, não é a versão do Gidon Kremer / Nikolaus Harnoncourt) : o que trago é a versão para Piano do mesmo concerto, que o próprio Beethoven fez, aqui sob responsabilidade do Daniel Barenboim, que atua tanto como regente, quanto como solista, lá nos meados da década de 1970. Provavelmente trata-se de uma das obras mais bizarras do gênio de Bonn. A  outra versão é lá do Período Jurássico, 1961, classicaço, com o grande Nathan Milstein, acompanhado pela Orquestra Philharmonia, dirigida por Erich Leinsdorf.

Nem preciso falar muito. A música fala por si só. Trata-se apenas do maior dos Concertos para Violino já compostos (ou seria o de Brahms?). Reconheço que a versão para piano não me atrai, principalmente na escolha da Cadenza do primeiro movimento, mas quem sou eu para criticar a DG e o Daniel Barenboim?

 

1 Allegro ma non troppo
2 Larghetto
3 Rondo Allegro

Nathan Milstein – Violin
Philharmonia Orchestra
Erich Leinsdorf – Conductor

English Chamber Orchestra
Daniel Barenboim – Piano & Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (Piano Version)
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (Violin Version)

Deixe um comentário