Carl Reinecke (1824-1910) – Flute Concertos, Flute Sonatas – Ruhland, RSOSSWR

O selo alemão CPO faz um extraordinário trabalho ao resgatar compositores desconhecidos, que não foram muito reconhecidos em vida. Confesso que não conhecia Carl Reinecke até conhecer este belíssimo CD com composições suas para Flauta. Nasceu em 1824 e morreu em 1910, mas não teve muito reconhecimento em vida, e olha que sua obra é muito extensa, registrando aproximadamente 288 obras catalogadas. No booklet em PDF que acompanha o arquivo compactado há uma pequena biografia do compositor. Vale a leitura, para os senhores melhor entenderem o contexto de sua obra.
Neste CD temos um Concerto, uma Balada, uma sonata e uma sonatina, todas as obras tendo a Flauta como instrumento principal. A solista é Tatjana Ruhland, uma ilustre desconhecida até então para este que vos escreve, o que não significa absolutamente nada, mas sente-se uma grande afinidade, intimidade, e principalmente, delicadeza em seu timbre. Lembramos que são peças românticas, que exigem uma grande sensibilidade e emotividade por parte dos músicos envolvidos.
Resumindo, eis um belo CD, que faz trazer uma grande paz de espírito àquelas almas mais conturbadas pelo estresse de seu dia a dia. Dependendo da reação dos senhores, posso trazer outros CDs deste compositor.

P.S. Uma curiosidade: a Balada para Flauta e Orquestra, op. 288, foi a última obra registrada de Reinecke.

01. Flute Concerto in D Major, Op. 283 I. Allegro molto moderato
02. Flute Concerto in D Major, Op. 283 II. Lento e mesto
03. Flute Concerto in D Major, Op. 283 III. Finale. Moderato
04. Ballade in D Minor, Op. 288 I. Adagio
05. Ballade in D Minor, Op. 288 II. Allegro
06. Ballade in D Minor, Op. 288 III. Tempo I
07. Flute Sonata, Op. 167 Undine I. Allegro
08. Flute Sonata, Op. 167 Undine II. Intermezzo. Allegretto vivace-Più lento, quasi andante
09. Flute Sonata, Op. 167 Undine III. Andante tranquillo-Molto vivace
10. Flute Sonata, Op. 167 Undine IV. Finale. Allegro molto agitato ed appassionato, quasi presto
11. Flute Sonatina, Op. 108 I. Allegro moderato
12. Flute Sonatina, Op. 108 II. Andante con moto
13. Flute Sonatina, Op. 108 III. Allegretto grazioso

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Tatjana Ruhland segurando seu instrumento de trabalho

5 comments / Add your comment below

  1. Caro FDP Bach:

    Obrigado pela postagem. Também não conhecia esse compositor e imediatamente fui ao Youtube procurar alguma composição dele e eis que encontrei o primeiro concerto desse CD com Jean-Pierre Rampal. Posto aqui o link, com a devida licença a você, FDP Bach, para aqueles que não conhecem o compositor poderem ter uma ideia de suas obras:

    https://www.youtube.com/watch?v=15g0qwkhnCE

    1. Adriano, desculpe a demora na resposta, estive viajando, e só agora abro o PQPBach, depois destes três ou quatro dias. Entrei em férias, então pretendo colocar a casa em dia, pelo menos no que se refere às minhas postagens. Reinecke é realmente um compositor que foi meio negligenciado, mas este trabalho do selo CPO trouxe a tona sua obra novamente. Desconhecia esta gravação do grande Rampal, o maior do flautistas, e foi ouvir com atenção. Agradeço a gentileza.

      1. Sem problemas FDP!
        Pensei que a execução de uma das obras do desconhecido Reinecke pelo grande Rampal demonstrava que o compositor é pouco conhecido do grande público, mas tem boas obras.
        Até a próxima!

Deixe um comentário