Mendelssohn (1809-1847) & Berlioz (1803-1869): O Último Concerto de Abbado na Filarmônica de Berlim

Berlioz é um compositor bem chatinho. Mesmo que aqui tenhamos sua maior obra, vou lhes contar… Há brevíssimos momentos interessantes no 2º, 4º e 5º movimentos. Brevíssimos. É como um afogado cuja cabeça por voltas sai para fora d`água sob seus manotaços, mas que vai irremediavelmente afogar-se na vulgaridade do compositor. Já os excertos de Sonhos de uma Noite de Verão, de Mendelssohn, são de outro departamento. Mas foi este o repertório capenga do último concerto de Abbado com a Filarmônica de Berlim. Importante: Abbado foi titular da orquestra e este não é seu concerto de despedida como titular (o repertório desta despedida era bem mais decente: Rei Lear, de Shostakovitch, Schicksalslied, de Brahms e os Rückert-Lieder, de Gustav Mahler). Esta gravação foi apenas a última vez que ele atuou como convidado à frente da orquestra. Um álbum duplo caça-níqueis. O CD é merecidamente mal avaliado nos sites especializados.

Disc 1
Felix Mendelssohn — Sonho de Uma Noite de Verão, Op. 61 (Excertos)

1 No. 1 Allegro di molto – Poco ritenuto 12:04
2 No. 1 Scherzo: Allegro vivace 4:47
3 No. 3 Song with Chorus: »You Spotted Snakes with Double Tongue« – Allegro ma non troppo (Solo Sopranos I and II, Female Choir) 4:14
4 No. 5 Intermezzo: Allegro appassionato – Allegro molto comodo 3:58
5 No. 7 Notturno: Andante tranquillo 5:45
6 No. 9 Wedding March: Allegro vivace 4:55
7 No. 13 Finale: »Through the House Give Glimmering Light« – Allegro di molto 4:27

Disc 2
Hector Berlioz — Sinfonia Fantástica, Op. 14

1 I. Rêveries – Passions: Largo – Allegro agitato e appassionato assai – Religiosamente 15:51
2 II. Un bal: Valse. Allegro non troppo 6:44
3 III. Scène aux champs: Adagio 16:06
4 IV. Marche au supplice: Allegretto non troppo 6:46
5 V. Songe d’une nuit du Sabbat – Dies Irae – Ronde du Sabbat – Dies Irae et Ronde du Sabbat ensemble: Larghetto – Allegro 10:18

Deborah York, soprano
Stella Doufexis, mezzo-soprano
Damen des Chores des Bayerischen Rundfunks
Berliner Philharmoniker
Claudio Abbado

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

PQP

7 comments / Add your comment below

  1. A SINFONIA FANTÁSTICA É CHATINHA….. KKKKK
    SR BEETHOVEN, PERDOE UM MEDÍOCRE COMPOSITOR COMO ESTE FRANCÊS… NEM TODOS CHEGAM AOS SEUS PÉS. KKKKKK

  2. Também acho Berlioz chato pra caralho, inclusive essa sinfonia, que pra mim não é sua melhor obra, como geralmente se considera. Berlioz tem apenas duas obras que posso dizer que gosto: o Réquiem e o Te Deum. O Réquiem é sua maior obra. De longe. É justo que esteja entre os grandes réquiens, guardadas as devidas proporções de um Mozart, Brahms ou Verdi. De Mendelssohn, eu gosto de suas obras de câmara, pra mim, o melhor dele, com páginas geniais, e gosto de algumas sinfonias e do oratório Elias. Mas o Sonho de uma Noite… acho tão chato quanto a Sinfonia Fantástica. Duas obras de temáticas fantásticas, que musicalmente não tem nada de fantástico.

  3. A Sinfonia Fantástica realmente requer um ‘ouvido’ mais atento para que possa-se perceber o tratamento temático e quase visual que este gênio faz das paixões humanas cercadas pelo profano e o demoníaco. Bem ao gosto romântico, não é a única página musical da época que trata do assunto (Noite de Walpurgis da Ópera Fausto de Gounod ). A mesma já foi digna de ser comparada a trechos da obra gráfica de Goya.
    (Desculpem-me pela falta de referência) Mas já que estamos falando em intolerância ou tolerância musical, o próprio Berlioz foi mordaz com a obra do próprio Bach. Certa vez escutou a execução do Concerto para 4 cravos, sendo que um dos executantes era Liszt. Ele declarou: Foi frustrador ver quatro grandes talentos executando tamanha salmodia. Bem, não concordo com Berlioz, mas desconheço as razões pelas quais disse isto. De certo, não era por ser um colecionador discófilo que competia em número de cds e vinis em sua prateleira…MAS PELO QUE CRIOU E SIGNIFICA, no mínimo, devemos respeitar seu descontentamento. (novamente pelo desculpas pela falta de referência).

  4. Da minha parte agradeço muitíssimo a postagem, em primeiro lugar porque só tenho elogios às tantas coisas que baixei deste blog. Simples assim!

  5. Acho a fantástica foda bagarai, apesar de ser apenas a primeira obra de Berlioz, compositor que admiro muito. Mendelssohn também é top, e eu adoro o Abbado, então pra mim a postagem está ótima! 🙂

Deixe um comentário