Georg Friedrich Händel (Alemanha, 1685 – Inglaterra, 1759) – Giulio Cesare in Egitto – Il Complesso Barocco, dir. Alan Curtis. Lemieux, Gauvin, Basso, Baráth, Mineccia, Weisser, Storti, Buratto – 2012

Giulio Cesare in Egitto

Georg Friedrich Händel (Alemanha, 1685 – Inglaterra, 1759)

Il Complesso Barocco
dir. Alan Curtis

2012

Considerada uma das 10 melhores óperas barrocas com respectivas gravações, pela revista Gramophone em 2013. [2º lugar]

..oOo..

Giulio Cesare in Egitto (HWV 17) é uma ópera em três atos do compositor alemão naturalizado britânico Georg Friedrich Händel (1685-1759), completada em dezembro de 1723 e que teve sua estreia em 20 de fevereiro de 1724 no King’s Theatre em Londres, quando a carreira lírica do compositor estava no auge.

O enredo retrata alguns personagens como indivíduos fortes e complexos, o que permitiu a Händel jogar com um amplo leque emocional. César é mostrado na ópera como o típico grande herói, comparado a Hércules (ou Alcide, no libreto italiano). Cleópatra tem uma personalidade multifacetada, revelando astúcia política, capacidade de sedução, força e emotividade. Ptolomeu (ou Tolomeo, no libreto italiano), irmão de Cleópatra é o grande vilão, traiçoeiro, lascivo e usurpador. Cornélia e Sexto, seu filho com Pompeu, mostram personalidades bem mais estáticas e seus papéis giram continuamente em torno do sofrimento com a morte do esposo (no caso de Cornélia) e o desejo de vingança contra Ptolomeu (no caso de Sexto).

A trama decorre em Alexandria em 48 a.C., quando o cônsul romano Pompeu, derrotado na batalha de Farsália, procura refugiar-se no Egito, país com o qual mantivera relações importantes, políticas e militares. O país encontra-se sob o governo de um casal de irmãos: Cleópatra e Ptolomeu, os quais mantêm uma disputa de poder. Sabendo da vitória de Júlio César em Farsália, Ptolomeu manda assassinar Pompeu, oferecendo sua cabeça de presente a César. O restante do libreto é bem menos fiel à história real. Entre outros detalhes, mostra Ptolomeu e Cleópatra praticamente com a mesma idade. Na verdade, ele era bem mais jovem que a irmã. O envolvimento amoroso entre Júlio César e Cleópatra é sabidamente verídico. (Wikipedia)

As 77 faixas podem ser vistas aqui.

Giulio Cesare in Egitto – 1994

Georg Friedrich Händel
Il Complesso Barocco
dir. Alan Curtis

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
XLD RIP | FLAC | 1.220 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 563 MB

powered by iTunes 12.8.0 |  3 h  40 min

Por gentileza, quando tiver problemas para descompactar arquivos com mais de 256 caracteres, para Windows, tente o 7-ZIP, em https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ e para Mac, tente o Keka, em http://www.kekaosx.com/pt/, para descompactar, ambos gratuitos.

.
If you have trouble unzipping files longer than 256 characters, for Windows, please try 7-ZIP, at https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ and for Mac, try Keka, at http://www.kekaosx.com/, to unzip, both at no cost.

Boa audição!

Avicenna

3 comments / Add your comment below

  1. Ôoo Avicenna, para com isso!!! Assim é covardia!! Eu não consigo mais gerenciar meu tempo!! Assim é jogo duro! Júlio César foi a primeira ópera de Handel que ouvi, meia centena (quase) de anos (luz, parece) atrás… Enormes LPs e orquestras, período pré-Instrumentos e Práticas Originais….
    Chegou meu novo receiver com a capacidade de ler arquivos flac diretamente do pendrive. Neste momento, Sandrine está cantando (som excelente, saindo de um par de caixas da Bose) o disco no qual ela canta Lieder. Fera, excelente!! Agora, Lied vom Winde, soprando aqui em minha volta!! Hugo Wolf!!
    Bem, tenho que confessar que certos arquivos precisam ser retocados. Uma ópera do Vivaldi, eu acho, chegou com todos os arquivos (faixas) numa única pasta. Assim, todas as faixas que começavam os discos (01 na frente, ordem numérico-alfabética) ficaram amontoadas. Vou precisar redistribuir em pastas ou renomear. Mas, a arquivos de graça, não se olha os… defeitinhos…

    No caso da ópera do Purcell, as Fadas e tal, com o Gardiner, há faixas que devem ser tocadas em continuidade e o programa do meu receiver dá uma ligeira (an·noy·ing) paradinha e interrompe o fluxo. Nada que eu não possa retocar. Eu uso o foobar200 para ripar (em flac) meus próprios CDs e sei usá-lo para costurar e emendar as faixas em uma única. Assim, basta numa primeira audição, descobrir os pontos a serem costurados para ter uma versão final, perfeita, como essas obras merecem.

    Mas, assim, o tempo voa. E eu ainda tenho um monte outro de músicas para ouvir… Depois te conto!

    Sandrine rules!!

    Abraços

    Mário

    1. Parabéns pelo novo receiver, Mário! Isso é muito bom, ainda mais com caixas Bose!??
      Se você precisar, me informe quais faixas de quais CDs estão ruins que eu lhe envio as respectivas faixas de novo.

      Um abraço,

      Avicenna

      PS – Minha doce Sandrine rules coisa nenhuma!??

Deixe um comentário