Tomás Luis de Victoria Sacred Works – Ensemble Plus Ultra – CD 6/10: Missa O Quam Gloriosum; Hymns; Motets.

CD 06Tomás Luis de Victoria Sacred Works
.
Missa O Quam Gloriosum
Hymns
Motets

Ensemble Plus Ultra
dir. Michael Noone

 cd 6/10
 .
Gramophone Awards 2012
 

As técnicas da “missa de paródia”(*) tinham mais de cem anos quando foram ensinadas ao jovem Tomás Luis de Victoria. Desde as obras da geração de Josquin, até o início do século XVI, os compositores usaram os motetos (e também a música secular) para unificar suas configurações dos cinco movimentos do Ordinário da Missa. Seções principais da Missa deveriam começar citando a frase de abertura do modelo, e motivos internos semelhantes deveriam tecer ainda mais a Missa. Mas a publicação de nove missas de Victoria em 1583 incluiu várias que dobraram as “regras” da paródia quase ao ponto de ignorá-las. Sua Missa de 1583, no moteto O quam gloriosum, embora claramente unificada no mundo sonoro dos cinco movimentos, trata seu modelo de maneira tão frouxa que parece às vezes ser livremente composta.

Esta Missa, embora baseada no próprio moteto de 1572 de Victoria, O quam gloriosum (para o Dia de Todas as Almas), nem usa a frase de abertura do moteto, como seria de esperar na tradição da paródia; em vez disso, trata a segunda incisão do texto, in quo cum Christo como o motivo principal do modelo que aparece à frente de vários (mas não todos) movimentos. A poderosa e alegre série de acordes no moteto pode parecer muito distinta, ou muito limitada aos movimentos de missa resultantes.

Em vez disso, Victoria compõe cinco movimentos que compartilham vários motivos menores derivados de outras partes do moteto. Os mais comuns são um par de motivos – um subindo por um quarto melódico, o outro descendo um terço e subindo até uma tônica – que juntos definem o texto final do modelo, quocumque ierit. Ele também faz excelente uso de uma série de suspensões descendentes que no moteto evocam a penúltima frase, sequntur Agnum: as vozes literalmente “seguem” uma a outra para formar a frase musical. Esta passagem memorável aparece várias vezes na missa, chegando mesmo a dominar toda a composição, sendo citada quase literalmente para fechar tanto o Kyrie quanto o Agnus Dei, o primeiro e o último. 

(*) Missa de paródia é um arranjo musical da missa, tipicamente do século XVI, que usa múltiplas vozes de outra música pré-existente, como um fragmento de um moteto ou um canto secular, como parte de seu material melódico. Distingue-se dos dois outros tipos mais proeminentes de composição de missa durante o Renascimento, o cantus firmus e a missa de paráfrase. “Paródia” muitas vezes não tem nada a ver com humor, como no sentido moderno da palavra; enquanto, em alguns casos, canções seculares maliciosas eram de fato usadas na composição de missas, igualmente a música sagrada não-litúrgica, como os motetos, formavam a base para as missas de paródia. Em vez de chamar de “missa de paródia”, o termo “missa de imitação” tem sido sugerido como mais preciso e mais próximo do uso original, já que o termo “paródia” é baseado em uma leitura errada de um texto do final do século XVI. (internet)

Tomás Luis de Victoria (Spain, 1548-1611) – CD 6/10
01. Tu es Petrus a 6
02. Christe, Redemptor omnium a 4
03. Doctor bonus a 4
04. Tibi Christe a 4
05. Descendit Angelus a 5
06. O Doctor optime a 4
07. O quam gloriosum – motet a 4
08. Missa O quam gloriosum a 4 – Kyrie
09. Missa O quam gloriosum a 4 – Gloria
10. Missa O quam gloriosum a 4 – Credo
11. Missa O quam gloriosum a 4 – Sanctus
12. Missa O quam gloriosum a 4 – Benedictus
13. Missa O quam gloriosum a 4 – Agnus Dei
14. Lauda mater ecclesia a 4
15. O decus apostolicum a 4
16. Aurea luce et decore a 4
 .
Tomás Luis de Victoria Sacred Works – CD 06/10 – 2011
Ensemble Plus Ultra
dir. Michael Noone
.
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
XLD RIP | FLAC | 302 MB
 .
MP3 | 320 kbps | 137 MB
.
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – ENCARTE & SCANS
PDF | 36 MB

.
powered by iTunes 12.8.0 | 1 h 17 min
.
victoria-set_640px.Por gentileza, quando tiver problemas para descompactar arquivos com mais de 256 caracteres, para Windows, tente o 7-ZIP, em https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ e para Mac, tente o Keka, em http://www.kekaosx.com/pt/, para descompactar, ambos gratuitos.

.
When you have trouble unzipping files longer than 256 characters, for Windows, please try 7-ZIP, at https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ and for Mac, try Keka, at http://www.kekaosx.com/, to unzip, both at no cost.

Boa audição.

Avicenna

Deixe um comentário