Antonin Dvorák (1841-1904) – Romantic Pieces For Violin and Piano, op. 75, Sonatina for Violin and Piano op. 100, Sonata for Violin and Piano, op. 57 – Josef Suk (1874-1935) – Four Pieces for Violin and Piano, op. 17

Box FrontEste delicioso CD traz obras desconhecidas de Dvorák (ao menos para mim) interpretadas por um bisneto do compositor. Explico: este Josef Suk é neto do compositor Josef Suk, que era genro de Dvorák. Que fofo, né? Tudo em família. E de quebra ele ainda toca algumas peças do avô e a belissima Sonatina de Schubert. Repertório de primeira.
Brincadeiras a parte, tratam-se de peças curtas, mas muito expressivas, e que são tocadas com muita propriedade e sensibilidade pelo Joseph Suk neto. Creio que os senhores irão gostar bastante. Eu gostei. Ah, algumas destas gravações ainda são da década de 50, ou seja, ainda foram realizadas em mono.

1. Romantic Pieces for Violin and Piano, Op. 75I. Allegro moderato
2. Romantic Pieces for Violin and Piano, Op. 75II. Allegro maestoso
3. Romantic Pieces for Violin and Piano, Op. 75III. Allegro appassionato
4. Romantic Pieces for Violin and Piano, Op. 75IV. Larghetto
5. Sonatina for Violin and Piano in G major, Op. 100I. Allegro risoluto
6. Sonatina for Violin and Piano in G major, Op. 100II. Larghetto
7. Sonatina for Violin and Piano in G major, Op. 100III. Scherzo. Molto vivace att
8. Sonatina for Violin and Piano in G major, Op. 100IV. Finale. Allegro
9. Sonata for Violin and Piano in F major, Op. 57I. Allegro, ma non troppo
10. Sonata for Violin and Piano in F major, Op. 57II. Poco sostenuto
11. Sonata for Violin and Piano in F major, Op. 57III. Allegro molto
12. 4 Pieces for Violin and Piano, Op. 17I. Quasi ballata
13. 4 Pieces for Violin and Piano, Op. 17II. Appassionato
14. 4 Pieces for Violin and Piano, Op. 17III. Un poco triste
15. 4 Pieces for Violin and Piano, Op. 17IV. Burlesque

Josef Suk – Violino
Josef Hála – Piano (1 – 4)
Jan Panenka (5 – 15)

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

3 comments / Add your comment below

  1. Muitos não gostam de Dvorak.
    Dvorak conseguiu fama ao ponto de ser chamado como regente para os Estados Unidos de onde voltou para receber tambem as maiores honrarias na Austria. Algumas das obras escritas na América como a Sinfonia nº5 e obras de musica de camara passam por inspiradas no folclore musical americano, dos negros e dos índios – trata-se porem de êrro total há muito refutado porque a inspiração de Dvorak sempre foi exclusivamente tcheca.
    Influenciado por Schumann e Brahms, Dvorak foi genial inventor de melodias de tipo folclórico, supremo representante da melancolia eslava.
    Obrigado FdpBach. Abraços.

  2. Infelizmente o link está quebrado. Mas não vou deixar de comentar o quanto a obra de Dvorak é fascinante. Embora algumas gravações sejam bem difíceis de encontrar, valem muito o esforço.
    E por falar em gravações difíceis de obter, gostaria de recomendar fortemente que o PQPBach tivesse em seu acervo “The World of Borodin”, do Aleksandr Borodin (só consegui através da Amazon). Para quem está travando um primeiro contato com o compositor é um prato cheio.

Deixe um comentário