Camile Saint-Saëns (1835-1921) – Violin Concertos – Graffin, Brabbins, BBCSSO

51UxwMtkkxL

REPOSTAGEM !!! NOVO LINK !!

Já pensei em trazer este cd em outras ocasiões, mas acabava sempre o preterindo em lugar de outro. E que pena que não o trouxe antes. Estes concertos são muito bonitos, e merecem ser ouvidos em sequência, para melhor apreciarmos a evolução de Saint-Saëns enquanto compositor.
Dos três concertos o mais conhecido com certeza é o terceiro, peça obrigatório no repertório dos grandes intérpretes. Mas os dois primeiros também têm seus méritos. E que méritos. Saint-Saëns é um compositor agradável de se ouvir, nada de romantismo meloso, tem muita sensibilidade mas sabe dosá-la através de belas e criativas melodias. Exige do intéprete muita técnica, mas sem deixar de lado essa sensibilidade, tornando a audição de suas obras em momentos de deleite e prazer. Ouçam o segundo movimento do Segundo Concerto e vejam se não estou certo.
Este cd pertence à excelente coleção do selo inglês Hyperion, “The Romantic Violin Concertos”. Os solistas não são tão conhecidos, e com algumas exceções nem as orquestras e regentes são conhecidos, mas isso não desmerece a qualidade das gravações. Até então nunca tinha ouvido falar em Phillipe Graffin, mas esse violinista é muito bom. tenho certeza de que os senhores irão gostar.
Enfim, eis um cd agradabilíssimo de se ouvir. Derrete até mesmo os corações mais endurecidos.

01 – Violin Concerto No. 1 in A Major, Op. 20 – Allegro –
02 – Violin Concerto No. 1 in A Major, Op. 20 – Andante espressivo –
03 – Violin Concerto No. 1 in A Major, Op. 20 – (Reprise)
04 – Violin Concerto No. 2 in C Major, Op. 58 – I. Allegro moderato e maestoso
05 – Violin Concerto No. 2 in C Major, Op. 58 – II. Andante espressivo
06 – Violin Concerto No. 2 in C Major, Op. 58 – III. Allegro scherzando quasi allegretto
07 – Violin Concerto No. 3 in B Minor, Op. 61 – I. Allegro non troppo
08 – Violin Concerto No. 3 in B Minor, Op. 61 – II. Andantino quasi allegretto
09 – Violin Concerto No. 3 in B Minor, Op. 61 – III. Molto moderato e maestoso – Allegro non troppo

Phillipe Graffin – Violin
BBC Scottish Symphony Orchestra
Martyn Brabbins – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

7 comments / Add your comment below

  1. Caros Bachs, vs não acham que está na hora de tb disponibilizar links de livros e revistas sobre o assunto, música clássica? Parabéns pelo ótimo site.

    1. Meu caro Ricardo, respondendo por mim, é um pouco mais difícil conseguir esse material. O único blog que lembro de ter disponibilizado livros sobre música foi o libroslivresmusicalibre, que encerrou suas atividades já há alguns anos. Posso até falar com nosso mentor, PQPBach, para de repente, ele colocar os links de revistas especializadas como a Grammophon ou a Diapasón, mas com relação a livros é um pouco mais difícil. Se tiveres acesso a algum material pode nos dar um toque. Particularmente, até tenho uma pequena biblioteca particular, mas nem me passa pela cabeça digitalizar minha biografia do Beethoven do Maynard Solomon, o livro iria se desmanchar depois.

      1. Essas revistas aí mais conhecidas mundialmente até que são fáceis de serem encontradas no submundo da internet.

        Já quanto às brasileiras, só conheço a Concerto, mas, pra ser honesto, não sei se vale a pena, ao menos para mim, acho que não. Só seguir uns blogs já parece de bom tamanho, tenod muito conteúdo, que muitas vezes é do jeito que mais gosto: pessoal.

        Mas falando em Diapasón, deu vontade de começar a estudar francês!

  2. Obrigado por trazer esse disco, FDP. Acho a música de Saint-Saëns uma das mais agradáveis e prazerosas de se ouvir. Grande compositor. E esses concertos são mesmo muito bonitos. Mais uma vez, obrigado e ótima postagem!

  3. Ia justamente comentar deste 2º mov. do 2º concerto, um dos mais belos movimentos lentos de concertos que já ouvi. Os 2 primeiros concertos realmente não são nada de mais, mas este movimento salva os dois 🙂

    Esta coleção é muito boa, infelizmente só tenho um cd com os concertos de Hubay, gostaria de adquirir também com os concertos de Ferdinand David, aquele que foi o primeiro intérprete do concerto de Mendelssohn, inclusive deu uma “assessoria técnica” a ele.

Deixe um comentário