Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Piano Concerto nº 4, Piano Concerto in D major (after the Violin Concerto, Op. 61), Op. 61a – Brautigam, NSO

frontComo não poderia deixar de ser, Ronald Brautigam está impecável interpretando o belíssimo porém neglicenciado Concerto para Piano nº 4. Já li gente dizendo que este seria um concerto intermediário, sem maiores méritos, apenas uma preparação para o Concerto Imperador, mas esta obra tem sim seus méritos, e eles são grandes. Começando pela sua abertura, deixada a cargo do piano, que introduz o tema principal com força e determinação até o momento de entregar este tema para a orquestra, que vai desenvolvê-lo, em uma orquestração tipicamente beethoveniana, perfeita, impecável, com o perdão da redundância. A parte da cadenza (ou parte do solo do piano) no primeiro momento é notável, nem parece que foi escrita no começo do século XIX, é de uma modernidade única, e o que ouvimos ali é um compositor no apogeu de sua capacidade criativa, sem medo de ousar. Coisa de gênio mesmo.

A segunda obra é a versão para piano do famoso Concerto para violino op. 61. Soa estranho ouvi-lo tocado em piano, mesmo tendo sido o próprio Ludwig que o transcreveu.

01. Piano Concerto No. 4 in G major, Op. 58- 1. Allegro moderato
02. Piano Concerto No. 4 in G major, Op. 58- 2. Andante con moto
03. Piano Concerto No. 4 in G major, Op. 58- 3. Rondo. Vivace
04. Piano Concerto in D major (after the Violin Concerto, Op. 61), Op. 61a- 1. Allegro ma non troppo
05. Piano Concerto in D major (after the Violin Concerto, Op. 61), Op. 61a- 2. Larghetto
06. Piano Concerto in D major (after the Violin Concerto, Op. 61), Op. 61a- 3. Rondo. Allegro

Ronald Brautigam – Piano
Norrköping Symphony Orchestra
Andrew Parrott – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Deixe um comentário