Anton Arensky (1861-1906): Suites 1 e 3 para Orquestra e Introdução à Ópera Nal and Damajantil

Querem saber o que tem de melhor este CD? A orquestra e o sotaque autenticamente russo dado pelos músicos e pela regência de Evgeni Svetlanov. Isso é fascinante e faz Arensky brilhar. Arensky foi precoce musicalmente, compondo algumas canções e peças para piano ao nove anos de idade. Mudou-se com os pais para São Petersburgo em 1879, onde estudou composição no Conservatório de São Petersburgo com Nikolai Rimsky-Korsakov. Após sua formatura em 1882, Arensky tornou-se professor no Conservatório de Moscou. Entre seus alunos estiveram Alexander Scriabin, Sergei Rachmaninoff e Alexander Gretchaninov. Em 1895, Arensky retorna à São Petersburgo como diretor co Coro Imperial, posição para a qual havia sido recomendado por Mily Balakirev. Arensky aposentou-se em 1901, passando o resto da vida como pianista, regente, e compositor. Arensky morre de tuberculose em um sanatório em Perkijarvi, Finlândia. Existem boatos que a bebida e o jogo afetaram sua saúde.

Tchaikovsky foi a maior influencia nas composições de Arensky. De fato, Rimsky-Korsakov disse, “na juventude Arensky não escapou de alguma influência minha; mais tarde a influência foi de Tchaikovsky”. A percepção de que não possuía um estilo pessoal forte contribuiu à longa negligência pela qual passou sua música, contudo recentemente grande número de suas composições têm sido gravadas. Especialmente populares são as Variações sobre um tema de Tchaikovsky, para orquestra, baseadas em uma das Canções para crianças, Op. 54 do Tchai. Possivelmente as melhores composições de Arensky sejam as de música de câmara, principalmente os dois Trios para Piano, mui dignamente românticos. Compôs também dois quartetos de cordas e um quinteto para piano.

Neste disco, vocês verão que o cara é um injustiçado, apesar de efetivamente não possuir um estilo pessoal.

Anton Arensky – Suite 1 e 3 para Orquestra e Introdução à Ópera Nal and Damajanti.

01 – Suite Nº 01 – Variations
02 – Suite Nº 01 – Dance
03 – Suite Nº 01 – Scherzo
04 – Suite Nº 01- Basso Ostinato
05 – Suite Nº 01 – March

06 – Suite Nº 03 – Theme
07 – Suite Nº 03 – Dialogue
08 – Suite Nº 03 – Waltz
09 – Suite Nº 03 – March
10 – Suite Nº 03 – Menuet
11 – Suite Nº 03 – Gavote
12 – Suite Nº 03 – Scherzo
13 – Suite Nº 03 – Funeral March
14 – Suite Nº 03 – Nocturne
15 – Suite Nº 03 – Polonaise

16 – Ópera Nal and Damajanti – Introduction

Orquestra Sinfônica da URSS
Evgeni Svetlanov

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Arensky: "Noutras palavras, sou muito romântico"
Arensky: “Noutras palavras, sou muito romântico”

PQP

8 comments / Add your comment below

  1. Só esqueceu de dizer que o regente é Evgeni Svetlanov, e a orquestra é a Orquestra Sinfônica da URSS. Gravação dos anos de 1987 e 1990.

  2. Muito bom! Ouvi um pouquinho e já foi logo me cativando. Nunca baixei os outros cds já postados, porque dificilmente baixo música de câmara se ela realmente não me interessar. Tenho um problema para com a música de câmara de compositores desconhecidos pra mim – quase nunca me permito experimentar.

  3. Marcelo, muitos consideram o Trio de Arensky uma obra prima. Eu realmente considero apenas o 1º movimento, que realmente é um deleite a ouvidos. Os outros dois eu já não achei muita coisa. Arensky é um compositor que praticamente seguiu passos de tchaikovsky, logo vc encontra nas suas músicas toda a melancolia de Tchaikovsky. Acho que vc deveria se permitir fazer o download do Trio dele. Só para ouvir o 1º movimento.
    Obrigado pelo comentário !
    Abraços musicais

  4. Meus Deus! se não fosse por vocês nao teria conhecido a obra desse autor!!!!!!!!tambem ofereço certa resistência aos autores que desconheço; feliz foi o momento em que decidi ouvir este cd!!!!!!muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Esta postagem tem mais de um ano, mas como descobri este blog, maravilhoso por sinal, a poucos dias, tenho tido dificuldade em estabelecer as prioridades, o que baixar primeiro.
    Conhecia do Arensky apenas uma obra para piano, as Seis Peças Infantis opus 34, peças relativamente fáceis para piano a 4 mãos, das quais gosto muito e costumo trabalhá-las com meus alunos. Portanto, conhecer outras obras do compositor será bastante enriquecedor pra mim. Abraços.

Deixe uma resposta