Rubinstein Plays Chopin – Piano Concertos, Trois nouvelles études – Rubinstein, Skrowaczeviski, Walenstein, NSOL, Symphony of the Air

FrontMinha relação com estas gravações dos Concertos para Piano de Chopin com Arthur Rubinstein e Stanislaw  Scrowaczeviski e Alfred Wallenstein é muito antiga, vem de meus tempos de criança, e esta obra me traz muito boas lembranças. Lembrança de quando éramos felizes e inocentes, sem muitas preocupações, quando tinhamos o conforto de nossos lares para nos proteger, a figura materna e paterna, uma janela aberta de onde podíamos olhar para o bosque ao lado da casa, um raio de sol batendo no chão, enfim, são muito boas lembranças, um toca discos tocando o velho LP, a forte emoção de reencontrar esta gravação novamente após muito tempo … já falei que fui precoce em se tratando de conhecer os nomes dos compositores, dos intérpretes, isso tudo me era muito presente, vivia rodeado de música em minha casa, graças a minha mãe, que sempre me incentivou a apreciar o belo ..

Anos mais tarde, como falei, tive acesso novamente a esta gravação, quando morava em São Paulo, garoto do interior vivendo na cidade grande, e a fita cassete me acompanhava tocando no disc-man, em minhas caminhadas pela cidade, fazendo companhia parar a minha solidão. Curioso como mesmo depois de tanto tempo, mais de vinte e cinco anos se passaram, ainda tenho as mesmas sensações e lembro de detalhes únicos, relacionados com certas passagens da obra. Sentado em uma estação de metrô, esperando o trem chegar, observando os detalhes, as pessoas que chegavam na plataforma de embarque, alguns tranquilos e calmos, outros apurados, com medo de chegarem atrasados em algum lugar …

Sim, trata-se de uma relação muito íntima e pessoal, e alguém pode considerar esta leitura de Rubinstein ultrapassada, e prefira outros intérpretes. Não me importo, gosto é gosto e não se discute. Só sei que aquele senhor de cabelos brancos, com uma postura impecável diante do piano, sempre de olhos fechados, me impactou profundamente. E levarei estas sensações até o túmulo.

Rubinstein Plays Chopin – Piano Concertos, Trois nouvelles études – Rubinstein, Skrowaczeviski, Walenstein, NSOL, Symphony of the Air

01. Piano Concerto No. 1 in E minor, Opus 11 I. Allegro maestoso
02. Piano Concerto No. 1 in E minor, Opus 11 II. Romance. Larghetto
03. Piano Concerto No. 1 in E minor, Opus 11 III. Rondo. Vivace
04. Piano Concerto No. 2 in F minor, Opus 21 I. Maestoso
05. Piano Concerto No. 2 in F minor, Opus 21 II. Larghetto
06. Piano Concerto No. 2 in F minor, Opus 21 III. Allegro vivace
07. Trois nouvelles études, Opus posth. I. Andantino in F minor
08. Trois nouvelles études, Opus posth. II. Allegretto in A-flat major
09. Trois nouvelles études, Opus posth. III. Allegretto in D-flat major

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP

4 comments / Add your comment below

  1. Aliás preciso encontrar minha outra gravação favorita do Rubinstein, desta vez tocando o Concerto Imperador, se não me engano com o mesmo Walerstein e a mesma Symphony of the Air.

  2. Ao tentar descompactar o arquivo baixado recebi mensagem de arquivo corrompido. Repeti o procedimento e recebi a mesma resposta. Aconteceu somente comigo?

Deixe um comentário