Johannes Brahms (1833-1897) – Chamber Music – CD 1, 2 e 3 de 11

4790378Se existe uma tradição aqui no PQPBach é evitar deixar esta coleção da Deutsche Grammophon sem link. Explico: Brahms é um dos compositores mais amados e queridos deste que escreve e tenho certeza de que assim também se sentem os demais membros do blog. E nesta gravação temos 11 cds de puro deleite, com a excepcional produção de música de câmera do mestre alemão, interpretada por grandes músicos, sem exceção. Desde Pinchas Zukerman, que abre esta coleção ao lado de Daniel Baremboim, até grandes grupos do passado, como o Amadeus Quartet.

Quando jovem, lá pelos meus vinte e poucos anos, ganhei uma caixa com nem sei quantos LPs, que tinha exatamente esta proposta, ou seja, apresentar a obra de câmera de Brahms. Desconheço se a gravadora Deutsche Grammophon fez o mesmo com outros compositores de mesmo quilate, como Beethoven ou Mozart. Mas enfim, deixem-me contar o resto da história: esta caixa me foi dada de presente por um grande amigo. A encontramos a venda em uma Loja de Discos ali nos arredores da Estação da Luz, em São Paulo. Havia uma espécie de saldão, tudo muito barato, no preço de hoje talvez menos de um real por disco. Fiquei em polvorosa, mas era um duro, o salário mal dava para pagar as contas de final de mês. Meu amigo resolveu então comprar a tal da caixa e me dar de presente. Fiquei absolutamente envolvido por aqueles discos pelos próximos meses. Ouvi-os de cabo a rabo, como diz o outro. Devorei os sextetos, os quartetos, os quintetos, os trios, as sonatas para violino … e claro que também decorava os nomes dos intérpretes: Os quartetos eram interpretados pelo Quarteto Amadeus, as Sonatas para violino eram com o Christian Ferras, Pierre Fournier era o cellista, Karl Leister o clarinetista, enfim, os grandes nomes do passado.

Bem, ainda tenho a caixa. Os senhores podem ver a capa dela na foto abaixo. Está muito bem conservada, mas ela tem um sério problema, que acometeu praticamente todas aqueles últimos discos em vinil daquela época, lembrando que estava iniciando o advento do CD, então a qualidade da prensagem era sofrível. Baixa, com ruídos, feita com desatenção, ou nem era desatenção e sim falta de interesse por parte da gravadora, ou pela distribuidora dela na época, a extinta Polygram. Nosso mentor PQPBach também a tem e reclama pelo mesmo motivo.

Nesta ‘modernização’ que a mesma Deutsche Grammophon fez há alguns anos atrás, atualizou os intérpretes para inseri-la numa coleção intitulada “Brahms Edition”. E é essa a caixa que ora vos trago.

Então nestes três primeiro cds, de onze, vos trago as Sonatas para Violino e Piano, nas mãos de Pinchas Zukerman e Daniel Baremboim, as Sonatas para Violoncelo, com Rostropovich e Serkin, e as belíssimas sonatas para clarinete, com outro ídolo do PQPBach, Karl Leister, um dos maiores clarinetistas da história.

Então comecemos mais uma saga.

CD 1

01 – Sonata for Piano and Violin no.1 in G major,op.78 1.Vivace ma non troppo
02 – Adagto
03 – Allcgro molto moderato
04 – Sonata for Piano and Violin no.2 in A major,op.100 Allegro amadtle
05 – Andante tranquillo
06 – Allegretto grazioso
07 – Sonata for Piano and Violin no.3 in D major,op.108 Allegro
08 – Adagio
09 – Un poco presto e con sentimento
10 – Presto agitato
11 – F.A.E._Sonata,WoO post.2 for Piano and Violin

Daniel Baremboim – Piano
Pinchas Zukerman – Violino

CD 2

01 – Sonata for Piano and Violoncello no.1 in E minor,op.38 Allegro non troppo
02 – Allegretto quasi Menuetto
03 – Allegro
04 – Sonata for Piano and Violoncello no.2 in F minor,op.99 Allegro vivace
05 – Adagio affettuoso
06 – Allegro passionato
07 – Allegro molto

Mistslav Rostropovich – Cello
Rudolf Serkin – Piano

CD 3

01. Sonata for Clarinet and piano no.1 in F minor,op.120 no.1 Allegro apassionato
02. Andante un poco adagio
03. Allegretto grazioso
04. Vivace
05. Sonata for Clarinet and piano no.2 in E minor,op.120 no.2 Allegro amabile
06. Allegro appassionato
07. Andante con moto

Karl Leister – Clarinete
Jorg Demus – Piano

08. Trio for piano,Clarinet and Violoncello in A minor,op.114 Allegro
09. Adagio
10. Andante grazioso
11. Allegro

Karl Leister – Clarinete
Tamás Vasary – Piano
Ottomar Borwitzky – Cello

CD 1 – BAIXAR AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 2 – BAIXAR AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 3 – BAIXAR AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

118229415

2 comments / Add your comment below

Deixe um comentário