César Franck (1822-1890): Piano Trios

Os Trios para Piano do compositor belga naturalizado francês César Franck são romantismo e ciclamato direto na veia. Franck foi professor, grande organista e teórico. O reconhecimento de seu talento foi póstumo, talvez pelo fato de não ter sido muito ligado às óperas numa França que impunha esse estilo e que ainda era resistente às sinfonias e à música de câmara. Ele teve tanto azar que morreu após um acidente de carro. Em 1890! Francamente.

As Bekova Sisters são refinadas e tocam com charme e romantismo essas boas e meio negligenciadas peças do repertório. A pianista Eleonora é esplêndida. O Trio Nº 4 é um fenômeno. Eu curti.

(Não temos o Vol. 1 desta coleção. Compramos o CD num ).

César Franck (1822-1890): Piano Trios

1 Trio concertant No. 2 in B-Flat Major, Op. 1, No. 2, “Trio de salon”: I. Allegro moderato 8:50
2 Trio concertant No. 2 in B-Flat Major, Op. 1, No. 2, “Trio de salon”: II. Andantino 5:36
3 Trio concertant No. 2 in B-Flat Major, Op. 1, No. 2, “Trio de salon”: III. Minuetto 4:05
4 Trio concertant No. 2 in B-Flat Major, Op. 1, No. 2, “Trio de salon”: IV. Final: Allegro molto 5:41

5 Piano Trio No. 4 in B Minor, Op. 2 19:05

6 Trio concertant No. 3 in B Minor, Op. 1, No. 3: I. Allegro 8:30
7 Trio concertant No. 3 in B Minor, Op. 1, No. 3: II. Adagio – Quasi allegretto – Meno vivo 10:41
8 Trio concertant No. 3 in B Minor, Op. 1, No. 3: III. Poco lento – Moderato ma molto energico – Il doppio piu lento 9:45

Bekova Sisters:
Elvira Bekova, violino
Alfia Bekova, violoncelo
Eleonora Bekova, piano

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

As Bekova: all that glamour
As Bekova: all that glamour

PQP

3 comments / Add your comment below

  1. PQP, qual tua obra preferida do franck? por onde começar? conheço nada. gosto mais de música orquestral e de câmara (nem sei se escreveu óperas). tou acabando a Pequena História da Música e o Mário de Andrade diz que Franck fez pela harmonia o que Bach fizera com a polifonia.

    1. Em geral, gosto da música que ele escreveu para órgão, da Sonata para Violino e Piano — meio desesperada, mas boa — e do Quinteto para Piano. Não sou um apaixonado.

  2. Me metendo onde não fui chamado. Daqui a 2 ou 3 dias será postada aqui uma versão de referência da sonata para piano e violino. Tente ouvir também as Variações Sinfônicas para Piano e Orquestra. Há uma sinfonia em ré menor que nunca me interessou, mas há quem goste.

    Creio que a frase de Andrade – um pouco arbitrária – signifique que Franck faz em suas obras um compilado das inovações harmônicas anteriores de Chopin, Liszt e Wagner. Da mesma forma que Bach leva à perfeição as formas polifônicas que tinham sido desenvolvidas desde o Renascimento.

    Preste atenção na parte de piano extremamente complexa da sonata para piano e violino, em como ela se enquadra perfeitamente na transição entre o piano de Chopin e o de Debussy.

Deixe um comentário