185 anos de falecimento do Mestre Ataíde, o pintor da música!
Manuel da Costa Ataíde (Mariana, bat. 18/10/1762 – 02/02/1830), mais conhecido como Mestre Ataíde, foi o mais exuberante decorador brasileiro do final do século XVIII e início do século XIX, que trabalhou bastante com o mestre Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa). Nasceu em Mariana em data desconhecida (mas foi batizado em 18 de outubro de 1762) e morreu na mesma cidade em 2 de fevereiro de 1830, ou sejá, há exatos 185 anos. Provavelmente foi branco, mas notabilizou-se como “nativista”, ou seja, retratou com frequência o tipo humano afrodescendente em meio às cenas bíblicas e celestes nas igrejas onde trabalhou.
Mestre Ataíde deixou suas extraordinárias pinturas em Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco, Itaverava, Catas Altas, Santa Bárbara, Congonhas e Caraça. Entre essas obras, destaca-se um detalhe muito interessante para a área da música, que é a presença dos inúmeros anjos músicos e de suas partes musicais. Presentes nas igrejas de São Francisco de Ouro Preto, São Francisco de Mariana, matriz de Ouro Branco, matriz de Itaverava, matriz de Catas Altas e matriz de Santa Bárbara.
Nessas pinturas, os anjos tocam os instrumentos que estavam em uso na época, e exibem partes musicais, sendo um excelente testemunho da prática musical da época.
Ataíde tinha conhecimentos musicais suficientes para isso. Seu inventário demonstra que teve em casa um cravo, o que sugere que sua relação com a prática musical teria siso maior do que apenas sua descrição em pinturas.
O sistema de trabalho em grupo, bem como o de ensino e aprendizagem da arte praticada por Ataíde era o mesmo sistema usado pelos músicos, ou seja, o mestre concebia ou compunha as obras, os seus oficiais a executavam e os discípulos trabalhavam em funções auxiliares ou periféricas, aprendendo o ofício durante o trabalho, junto com os mais experientes.
Protagonizado pelo nosso querido José Arnaldo de Lima (1956-2013), um ano antes de seu falecimento, diretamente nas oito igrejas ou santuários onde estão as obras de Ataíde, o documentário “Sob o Ceu de Ataíde”, da série “Bem Cultural”, gravado pela Rede Minas em 2012, usa como trilha sonora o repertório e as gravações do Museu da Música de Mariana e encontra-se disponível em:
Valeu, seu Manuel, é uma enorme alegria passar todos os dias em frente à sua casa e às suas pinturas!
Texto do musicólogo Prof. Paulo Castagna, e publicado no Facebook do Museu da Música de Mariana
Disponibilizamos abaixo um link para download do documentário ‘Sob o céu de Ataíde’, muito útil e didático para escolas, faculdades, historiadores, estudiosos e interessados:
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – Alta Resolução
MP4 – 745,2 MB – 54 min
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – Baixa Resolução
MP4 – 287,5 MB – 54 min
.
Um abraço,
Avicenna
Não vi o documentário, aliás não sabia que existia um. Vi uma parte de sua obra nas igrejas citadas no texto. É realmente um trabalho extraordinário, fico aqui imaginando se Mestre Ataide tivesse nascido na Europa e trabalhado por lá, hoje provavelmente o mundo o reverenciaria como um dos maiores. O Brasil precisava estudar e divulgar massivamente o trabalho de seus mestres do passado.
Obrigado Avicena por este importante post!
Um abraço.
Hélio.
Concordo, Hélio!
Obrigado pela sua presença.
Avicenna
Caro Avicenna, nem vi ainda o documentário, mas já estou imaginando o primor que ele deverá ser: obrigado!
Espero que goste, Pedro.
Um abraço,
Avicenna
Senhores PQPs, este blog é muito bom! Continuem sempre, vocês prestam um grande serviço para a cultura do Brasil e do mundo!
Obrigado pela presença, Paulo, volte sempre!
Avicenna
Parabéns por mais essa fabulosa postagem!
Um abraço, Pedro.
Avicenna
mais uma maravilha divulgada pelo PQQBach… muito obrigado.
PQP… errei.
e faltaram os agradecimentos aos constantes ensinamentos e divulgaçoes do musicologo, professor Paulo Castagna.
Volte sempre, Mario!
Um abraço,
Avicenna