Johann Sebastian Bach (1685-1750): Gamba Sonates • Riddle Preludes • Baroque Perpetua

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Uma gravação primorosa das Sonatas para Viola da Gamba de J. S. Bach. Tudo muito colorido com a imensa colaboração de Richard Egarr ao órgão, cravo e pianoforte. Além das três Sonatas, que não preencheriam decentemente o tempo médio de um CD, temos peças avulsas de diversas outras obras, retiradas das Suítes para Violoncelo Solo, do Cravo Bem Temperado, do Concerto Italiano, etc. A interpretação do trio Wispelwey, Egarr e Yeadon é fantástica, pura alegria e prazer de tocar que é repassado para o ouvinte.

Johann Sebastian Bach (1685-1750): Gamba Sonates • Riddle Preludes • Baroque Perpetua

1 Prelude In G (After Prelude In C, BWV 846, From ‘Das Wohltemperierte Clavier 1’) 1:58

Sonate 1* In G, BWV 1027 (Violoncello Piccolo, Organ, Cello)
2 Adagio 3:46
3 Allegro Ma Non Tanto 3:32
4 Andante 2:13
5 Allegro Moderato 3:01

6 Siciliano (From Harpsichord Concerto In E, BWV 1053) 4:41

7 Prelude In D (After Prelude From Cello Suite No 1 In G, BWV 1007) 2:12

Sonate 2* In D, BWV 1028 (Violoncello Piccolo, Fortepiano)
8 Adagio 1:51
9 Allegro 3:51
10 Andante 4:31
11 Allegro 3:59

12 Andante (From Italian Concerto, BWV 971) 4:33

13 Prelude In g (After Prelude In c, BWV 999, From Kleine Präludien Und Fughetten) 1:45

Sonate 3* In g, BWV 1029 (Violoncello Piccolo, Harpsichord, Cello)
14 Vivace 5:08
15 Adagio 5:33
16 Allegro 3:41

17 Largo (From Harpsichord Concerto In f, BWV 1056) 2:39

Cello [Baroque Cello] – Daniel Yeadon (tracks: 2 to 5, 14 to 16)
Cello [Violoncello Piccolo] – Pieter Wispelwey (tracks: 1 to 17)
Fortepiano – Richard Egarr (tracks: 8 to 11)
Harpsichord – Richard Egarr (tracks: 14 to 16)
Organ – Richard Egarr (tracks: 2 to 5)

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Pieter Wispelwey, tremendo CD
Pieter Wispelwey, tremendo CD

PQP

2 comments / Add your comment below

  1. Um aspecto que me chamou atenção nesta gravação é a troca do instrumento de teclado em cada suíte para viola da gamba, aqui substituída pelo violoncelo piccolo.. Na primeira, o uso do órgão foi um achado. Na segunda, o fortepiano se casa muito bem com o violoncelo e na terceira, o cravo enfatiza a semelhança da peça com um dos concertos bradenburgueses. E a última peça, extraída de um concerto para cravo, ficou muito bonita com o solo do violoncelo piccolo. Sem dúvida uma gravação primorosa!

  2. É um belissimo disco carregado de belíssimas músicas! Obrigado.
    Pqp – ainda estou estudando acerca de HvK. A critica o elegeu um dos maiores maestros do sec.XX, mas sua biografia não se encaixa nesse contexto.
    abraços e risonho 2017.

    manuel

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