Chopin · Scriabin · Liszt · Ligeti: Sonatas para Piano e Estudos

Assim como acontece com a georgiana Khatia Buniatishvili, a chinesa Yuja Wang (ou seus agentes) aposta fundo na beleza física. Não é proibido, mas acho chato ver hoje mais discos das duas do que de Maria João Pires e Martha Argerich, por exemplo. Jovens e belas, ambas nascidas em 1987, Wang e Buniatishvili são boas pianistas, não há dúvida, mas estão longe de merecer o Olimpo. O destaque deste CD é a excelente escolha do repertório. Chopin e Scriabin entremeados por dois Ligeti, com a grande Sonata de Liszt ao final é realmente de entusiasmar pelo bom gosto. Dá vontade de ouvir e o desempenho de Wang é satisfatório, mesmo que não nos faça flutuar como faria alguém com maior maturidade artística. Afinal, ao menos aqui, estou mais interessado em meus ouvidos.

Chopin · Scriabin · Liszt · Ligeti: Sonatas para Piano e Estudos

Chopin: Piano Sonata No.2 In B Flat Minor, Op.35
1 1. Grave – Doppio movimento 7:50
2 2. Scherzo – Più lento – Tempo I 6:49
3 3. Marche funèbre (Lento) 8:25
4 4. Finale (Presto) 1:28

Ligeti: 6 etudes pour piano, premier livre
5 – Etude Nº 4 – Fanfares 3:40

Scriabin: Piano Sonata No.2, In G Sharp Minor Op.19 “Sonata Fantasy” –
6 1. Andante 8:18
7 2. Presto 4:02

8 Ligeti: Etude No.10 “Der Zauberlehring” 2:15

Liszt: Piano Sonata In B Minor, S.178 – Edited By Alfred Cortot
9 1. Lento assai – Allegro energico – Grandioso-Recitativo 12:24
10 2. Andante sostenuto 7:45
11 3. Allegro energico – Andante sostenuto – Lento assai 11:05

Yuja Wang, piano

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Yuja Wang: música erudita explícita
Yuja Wang: música erudita explícita

PQP

7 comments / Add your comment below

  1. estava lendo o comentario e nao estava entendendo a argumentaçao acerca da beleza fisica… sempre me lembra a Anne Marie Mutter e o caso com o Karajan. mas depois que vi a foto entendi, kkkkk.
    mais uma polemica : pode ir de shortinho no concerto?

  2. KKK! Eu nunca tinha prestado mais atenção às pernas da pianista do que às mãos…
    E nem sou assim um ouvinte frequente de Chopin! >-D

  3. Interessante notar que ambas apostam bastante na sensualidade (Yuja nas saias curtas e Khatia nos decotes), mas tem conceitos musicais bem diferentes. Yuja tem uma técnica fantástica, mas acho suas interpretações muito simplistas – ganha quando o repertório é mais técnico que emocional (seu Prokofiev, por exemplo, me parece mais convincente que seu Chopin). Khatia, ao contrário é emocional ao extremo – em algumas passagens, é até um pouco “estabanada”, precisaria de mais clareza – mas sua interpretação é muito apaixonada e cativante (seu Segundo Concerto de Liszt é maravilhoso!!). Veja como exemplo ambas interpretando as mesmas peças (Sonata de Liszt, Petrouchka de Strawinsky), é uma comparação interessante!! Tudo amplamente disponível no YouTube (nesses casos, VER as intérpretes ajuda muito….)

  4. Martha Argerich essa semana faz 75 anos. Quem olha o vigor com que ela ainda toca os concertos 1 e 2 de Beethoven, 1o de Chopin, 3o de Prokofiev (todos concertos de compositores jovens) nem percebe, mas eu suspeito que ela tá mais a fim é de passar um tempo com os netos…

    Idem para a Maria João Pires, que já passou dos 70 e já declarou que ia se aposentar (mas o agente dela não permitiu, pelo jeito)

    Deixa as senhorinhas descansarem!

Deixe um comentário