Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908): Sheherazade, Antar (Ansermet)

A obra prima ‘Sheherazade’ do compositor russo Rimsky-Korsakov nas mãos de Ansermet torna-se algo ainda mais espetacular. Desde os primeiros acordes já entendemos o que virá pela frente. Confesso que minha versão favorita é a que Herr Karajan gravou nos anos 60, ou 70, não tenho certeza, mas esta aqui não fica atrás. Não é tão espetaculosa quanto a do Kaiser, mas Ansermet soube destacar as nuances e detalhes da obra  com a maestria de sempre.

O CD se completa com a Sinfônica Nº 2 ‘Antar’. Em poucas palavras, um CD para se ouvir à exaustão, para ser apreciado sem moderação.

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908): Sheherazade, Antar (Ansermet)

1 Scheherazade, Op.35 – The Sea and Sinbad’s Ship 10:11
2 Scheherazade, Op.35 – The Story of the Calender Prince 11:15
3 Scheherazade, Op.35 – The Young Prince and the Young Princess 9:39
4 Scheherazade, Op.35 – Festival at Bagdad – The Sea – The Shipwreck against a rock surmounted by a bronze warrior (The Shipwreck) 12:27

5 Symphony No.2, Op.9 “Antar” – 1. Largo – Allegro giocoso – Adagio – Largo – (Tempo I) – Allegretto Vivace – Largo (Tempo I) 11:55
6 Symphony No.2, Op.9 “Antar” – 2. Allegro – Molto allegro – Meno mosso, allargando – Allegro (Tempo I) 5:11
7 Symphony No.2, Op.9 “Antar” – 3. Allegro risoluto alla marcia 5:42
8 Symphony No.2, Op.9 “Antar” – 4. Allegretto vivace – Andante amoroso – Animato assai – Tempo I 8:29

L´Orchestre de La Suisse Romande
Ernest Ansermet – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

O barba sabia tudo de orquestração...
O barba sabia tudo de orquestração.

FDP

5 comments / Add your comment below

  1. Essa obra me lembra infancia!!!
    Eu tinha um disco daquela Colecao Disquinho, Ali Baba e os Quarenta Ladroes, esse era o tema de fundo da historinha. Coisa boa demais.
    PQP Bach, fonte de inspiracao contínua!!!

  2. Tantas, tantas ‘Sheherazades’. Duas outras que gosto muito, para além desta do post, são: Ormandy, com a Philadelphia, e Termikanov, com a Filarmónica de Nova Yorque. Mas há dezenas de outras para todos os gostos e feitios 🙂

  3. Para mim, a melhor gravação de Scherazade é a de Kirill Kondrashin com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdam. É uma gravação analógica, que supera muitas outras feitas O último movimento é fantástico e os engenheiros da Philips capricharam. Creio que foi uma das últimas gravações de Kondrashin.

    1. Meu caro RN, desconfio que tenho esta gravação. Vou dar uma olhada em meu acervo para trazer aqui e fazer as devidas comparações.

  4. Tem certeza que a pronúncia é Korsákov? Rachmaninov por exemplo alguns pronunciam Rachmanínov, mas o correto é Rachmáninov.

Deixe um comentário