Bruce Broughton (1945): Cartoon Concerto

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Na essência de minha ecleticidade, gosto muito da música e efeitos sonoros orquestrais que embalam alguns desenhos animados, pelo menos os mais bem produzidos,e quero apresentar a vocês um disco muito interessante de um compositor já muito experiente no mundo da música, especialmente do cinema.

Bruce Broughton é um compositor norte-americado nascido em 1945 em Los Angeles. Compôs inúmeras trilhas de filmes, entre elas, Young Sherlock Holmes (O Enigma da Pirâmide, aqui no Brasil de 1985), Baby’s Day Out (Ninguém Segura Esse Bebê de 1994), Moonwalker (Filme com Michael Jackson de 1988). Foi nomeado ao Oscar em 1986 pela composição para o filme Silverado de 1985 e recebeu diversas outras premiações (entre outros, nove prêmios Emmy) e nomeações.

Cartoon Concerto é uma obra difícil de definir. Trata-se de um concerto? Uma trilha sonora? É uma amálgama de melodias em ritmos frenéticos, jazzísticos, melodias burlescas e múltiplas referências que dura cerca de uma hora e quando menos se espera já terminou. Extremamente empolgante!

Mais informações sobre cada uma das faixas vocês podem encontrar neste endereço (texto em espanhol).

.oOo.

Bruce Broughton: Cartoon Concerto

01. An American Prologue (03:37)
from the short cartoon “Off His Rockers” (Disney, 1992)

02. Carnival Presto (06:35)
from the Roger Rabbit short cartoon “Rollercoaster Rabbit” (Disney, Amblin, Touchstone, 1990)

03. Scherzo Berzerko in 3 Portions (18:35)
score of the Tiny Toon Adventures episode “Journey to the Center of Acme Acres” (Warner Bros., Amblin, 1990)

04. Outdoor Interlude (08:19)
score of the Roger Rabbit short cartoon “Trail Mix-Up” (Disney, Amblin, 1993)

05. Le Grande Finale in 4 Portions (18:39)
score of the Tiny Toon Adventures episode “Hog-Wild Hamton” (Warner Bros., Amblin, 1991)

06. Teeny Tiny Coda (01:04)
theme song of the end credits of Tiny Toon Adventures (Warner Bros., Amblin, 1990-1992)

Total Duration: 00:56:49

Composto e conduzido por Bruce Broughton

Sem informações sobre a orquestra.

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Roger Rabbit
Roger Rabbit

Marcelo Stravinsky

8 comments / Add your comment below

  1. Olá.
    Quando clico no link de download a seguinte mensagem é exibida:
    ” Not Found
    Sorry, but you are looking for something that isn’t here.”

    1. Gosto muito de escutar esse cd. Sempre faço coletâneas de vários cds em um cd de mp3 e por mais que eu escolha, acabo sempre colocando esse no meio das novidades que baixo daqui do blog. Foi por isso que resolvi compartilhar. Porque eu simplesmente adoro!

  2. Dando o desconto de que se trata deliberadamente de um concerto-clichê (super-aclichezado), é uma obra até simpática, mas eu não aguentaria ouvir outra peça semelhante a esta – ela exaure tudo que é de lugar-comum nas trilhas sonoras de desenhos animados.

  3. Em 1967 conheci o Lp “Americana For Solo Winds And String Orchestra”
    A partir dele fui descobrindo essa música “Americana”. Compositores como Aaron Copland, Howard Hanson (an American Romantic), Morton Gould ( regeu e gravou Shostakovich: Sinfonia No. 2), Norman Dello Joio (tem um Lp com Guerra-Peixe no lado B), Michael Daugherty, Louis Alter, Edward MacDowell e muitos outros… Não é fácil definir o que é “Americana”. Em algumas obras há nuances de trilha sonora, romantismo tardio, muito de “american way”. Não tenho críticas. Venho de uma família de músicos, não toco nem apito, e gosto desses americanos um tanto ingênuos. Seria interessante insistir com eles aqui?

Deixe uma resposta